Encontros entre práticas:
Bartenieff FundamentalsSM e Body-Mind CenteringSM
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55160Mots-clés :
Bartenieff Fundamentals, Body-Mind Centering, dança, prática somática, narrativa somática.Résumé
Este artigo aborda um encontro entre duas linhagens somáticas influenciadoras da dança: Sistema Laban-Bartenieff e Body-Mind CenteringSM (BMC), ou mais especificamente,os Fundamentos propostos por Bartenieff e os princípios dos Padrões Neurocelulares Básicos (PNB). Nas duas linhagens existe a indicação de reviver as fases de desenvolvimento do movimento humano como estratégia de reorganização da conectividade corporal para desfazer bloqueios, automatismos e como suporte nas elaborações criativas de movimentos. As duas abordagens influenciaram e continuam alimentando mudanças nos modos de ensinar e criar danças. Neste trabalho partilho uma narrativa somática construída por certos princípios conectivos deste vasto campo experienciado a partir de enunciados (imaginação guiada) e sequências prévias de movimento orientadas pelas duas abordagens. A narrativa indica processos em elo, de movimentos internos até mudanças de forma no espaço, do chão até a locomoção, em conexões com as Cinesferas (interna, pessoal e exterior), na partilha integrada entre corpo e ambiente.Références
BARTENIEFF, I. & LEWIS, D. Body Movement: Coping the environment. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1980.
BARTENIEFF, I. Notes from a Course in Correctives. New York: The Dance Notation Bureau, Inc. Third Printing/impressão xerox, 1977.
COHEN, B. B. Basic Neurocellular Patterns: Exploring Developmental Movement. El Sobrante: Burchfield Rose Publishers, 2018.
___________. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.
CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringSM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
EDDY, M. Mindful Movement: The evolution of the Somatic Arts and Conscious Action. Chicago: The University of Chicago Press, 2017.
__________. Uma breve história das práticas somáticas e da dança: desenvolvimento histórico do campo da educação somática e suas relações com a dança. Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 25-61, 2018.2.
__________. Corporalização Dinâmica: Uma abordagem somática para a educação, as artes, a saúde e a interconectividade. In CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringTM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição revisada. São Paulo: Editora Annablume, 2006.
_________________. Somática como pesquisa: Autonomias em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringTM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
_________________. Mexendo as cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo ?. Evento Mal-estar na Cultura. Pós-graduação em Filosofia -IFCH-UFRGS, 2010. Disponível em www.malestarnacultura.ufrgs.br
LABAN, R. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
HACKNEY, Peggy. Making Connections: Total Body Integration through Bartenieff Fundamentals. New York: Routledge, 2002.
MILLER, Gill W; ETHRIDGE, Pat; MORGAN, Kate T. Exploring Body-Mind Centering: An Anthology of experience and method. Berkeley/California: North Atlantic Books, 2011.
PEES, Adriana A. Body-Mind Centering©: A dança e a poética nas linhas dançantes de Paul Klee. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2016.
WAHL, Colleen. Laban/Bartenieff Movement Studies: contemporary Applications. Champaign, IL: Human Kinetics, 2019.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-30 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.