O(s) sapateado(s) miudinho(s) das sambadeiras do Recôncavo da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55236

Palavras-chave:

Samba de mulheres, Samba de roda tradicional, Passo miudinho do samba de roda.

Resumo

Este artigo, aborda o(s) passo(s) miudinho(s) traçado(s) pelas mulheres do samba de roda do Recôncavo Baiano, a partir de pesquisa com 12 sambadeiras daquela região, com o objetivo de analisar os ritmos traçados pelos pés na roda tradicional, investigando a existência de uma célula rítmica comum a todas elas. O caminho epistemológico foi traçado a partir dos estudos do ritual, da cena e da performance (Schechner,1985; Turner,1986; Bião,1999) e as interações conceituais possibilitadas pela etnografia. Os recursos metodológicos usados foram: entrevistas; fotografias; gravação em vídeos, transcrição de células rítmicas para notação musical. Os estudos de Döring (2016), Amoroso (2009) e Domenici (2011) auxiliaram no entendimento da dinâmica das rodas de samba. A pesquisa me levou à conclusão de que existe um padrão rítmico mais recorrente entre o sapateado das sambadeiras, contudo não é o único e sofre diversas variações e alternâncias durante a performance.

Biografia do Autor

Clécia Maria Aquino de Queiroz, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Dança pela UFBA, Mestre em Artes pela Howard University (EUA) e Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA). Seu doutorado analisa as configurações do samba de roda através das vozes das mulheres e o mestrado utiliza o arquétipo de Oxum para performances cênicas com adolescentes em situação de risco. Atuou por como professora substituta na UFBA, nas Escolas de Teatro e de Dança da UFBA. Trabalhou por sete anos como coordenadora do Curso Preparatório da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia e como professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador.  Atualmente é Profa. Adjunta do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe, Profa. Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Dança (PRODAN) -  UFBA. É líder do Grupo de Pesquisa Encruzilhada: Corpo, Movimento, Poesis e Ancestralidade. Além de educadora da Dança, é compositora, cantora com 4 CDs solos e atriz premiada (Prêmio Copene de Música, Prêmio Brasken de Teatro, Prêmio XXII Festival da Educadora FM, Mostra Sesc de Música). 

Publicado

2022-12-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões