Somática e Prática como Pesquisa em Dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55319

Resumo

O texto traça reflexões sobre os atravessamentos do campo da Somática e da metodologia emergente da Prática como Pesquisa (PaR) no contexto artístico-acadêmico dos Estudos em Dança. Por meio de premissas em desdobramento desses fazeres na pesquisa em/com Arte na atualidade, buscamos delinear aspectos gerais de suas epistemologias. Esta síntese em processo é uma ação ampliada – que seguirá em publicações futuras – de aprofundamento em tópicos que carecem discussões mais aprofundadas na área da pesquisa em Dança no país.

Biografia do Autor

Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília e Universidade Federal da Bahia.

Artista da dança, pesquisador e professor no Instituto Federal de Brasília desde 2010, onde coordena o Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação (CEDA-SI); professor certificado em Body-Mind Centering℠ e Cadeias musculares e Articulares GDS. Realiza pós-doutorado na Universidade de Brasília, é Doutor em Artes Cênicas (UFBA), Mestre em Arte e Bacharel em Artes Cênicas (UnB). Desde outubro de 2022 atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

Ciane Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Professora titular da Escola de Teatro da UFBA, uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade, professora no PPGDança da UFBA, e pesquisadora produtividade pelo CNPq. M.A. e Ph.D. em Artes e Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas (New York University) e Certificada em Análise de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies.

Melina Scialom, Hong Kong Academy for Performing Arts

Performer, dramaturga e pesquisadora da dança. Pós-doutora pelo PPG Artes da Cena, UNICAMP e pelo PPGAC/UFBA, Professora da Hong Kong Academy for Performing Arts, Doutora em Dança (Universidade de Roehampton, Londres), Especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban, Londres), Mestre em Artes Cênicas (UFBA), Bacharel e Licenciada em Dança (UNICAMP).

Publicado

2022-12-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões