Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-09-02. Leia a versão mais recente.

Dança e docência: entre desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970

Palavras-chave:

Formação de professores de dança, Ensino de dança na escola.

Resumo

Resumo:O artigo teve como foco a formação do professor de dança para o contexto escolar, tendo por objetivo compreender como vem se configurando a formação inicial do professor de dança no Brasil, no contexto de uma universidade pública com trajetória consolidada na área. Teoricamente operou com a ideia de profissional prático reflexivo, em articulação com o conhecimento profissional docente. Metodologicamente, desenvolveu-se com entrevistas narrativas. A análise foi construída a partir do eixo: a formação inicial do professor de dança. Defende-se que o estudante possa experimentar a docência em ambiente escolar, ainda que seja difícil encontrar professores com essa formação atuando com o ensino de dança nas escolas. Conclui-se que os processos de ensino e aprendizagem em dança dialogam e encontram aderência com a perspectiva do ateliê e da prática reflexiva. 

Palavras-chave:formação de professores de dança; epistemologia da prática; base deconhecimento profissional docente.

Biografia do Autor

Cecília Silvano Batalha, Fundação Municipal de Educação de Niterói (Niterói - RJ)

Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), Niterói–Rio de Janeiro (RJ)–Brasil. Professora de Dança. Doutora em Educação pela UFRJ. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação deProfessores (Geped/UFRJ/CNPq).

Giseli Barreto da Cruz, Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ vinculada ao Programa de Pós graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de professores (GEPED/CNPQ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ e Cientista do nosso Estado da Faperj.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Versões

Como Citar

BATALHA, Cecília Silvano; DA CRUZ, Giseli Barreto. Dança e docência: entre desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 28–48, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/58970. Acesso em: 20 jun. 2024.