Dança e ensino superior

reflexões teóricas e contribuições práticas via “Pedagogia Universitária em Dança”

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia, Dança, Ensino superior

Resumo

A análise de “Pedagogia Universitária em Dança: Entre Saberes e Modos de Fazer” examina a formação em dança através de três partes distintas. A Parte 1 enfatiza a integração de valores como inclusão e justiça social que destacam a importância de currículos adaptativos e sensíveis a questões de gênero, sexualidade e acessibilidade. A Parte 2 foca na interação entre pedagogia e prática artística, destacando a importância de metodologias inovadoras e adaptação tecnológica, como o ensino remoto e o Problem-Based Learning (PBL). A Parte 3 investiga como a prática pedagógica é moldada por influências artísticas e metodológicas, ressaltando a relevância da improvisação e da adaptação às novas realidades digitais. A combinação de conceitos críticos e de experiências práticas ilustram como essas abordagens enriquecem a pedagogia da dança e promovem uma educação mais reflexiva e dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Miranda da Conceição, Pontifícia Universidade Católica (PUC). Minas Gerais - MG, Brasil.

Doutor e Mestre em Estudos do Lazer (Cultura e Educação - CAPES 5); Especialista em Dança e consciência corporal, Arte-educação e Educação Física escolar; e licenciado em Educação Física - EEFFTO / UFMG. Professor convidado pelo Departamento de Esportes e substituto do Departamento de Educação Física da EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Lazer e Educação Física (GEPILEF - Educação Física). Membro do Grupo de pesquisa EDUDANÇA - EEFFTO/UFMG; Grupo de Estudos em Estigma Gênero e Sexualidade na Educação Fisica (UFC); e Et Alia: Laboratório de Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais - UFRGS. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE): GTTs: Escola; e Relações étnico-raciais e Sócio fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Referências

BARBOZA, Mônica Corrêa de Borba; SANTOS, Eleonora Campos da Motta; FALKENBERG, Rubiane (Orgs.). Pedagogia universitária em dança: entre saberes e modos de fazer. Pelotas: Editora UFPel, 2024. 283 p.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

CONCEIÇÃO, Vagner Miranda da. Dança e ensino superior: reflexões teóricas e contribuições práticas via “Pedagogia Universitária em Dança”. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 3040706, 2025. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/65229. Acesso em: 6 dez. 2025.