Dança e ensino superior
reflexões teóricas e contribuições práticas via “Pedagogia Universitária em Dança”
Palavras-chave:
Pedagogia, Dança, Ensino superiorResumo
A análise de “Pedagogia Universitária em Dança: Entre Saberes e Modos de Fazer” examina a formação em dança através de três partes distintas. A Parte 1 enfatiza a integração de valores como inclusão e justiça social que destacam a importância de currículos adaptativos e sensíveis a questões de gênero, sexualidade e acessibilidade. A Parte 2 foca na interação entre pedagogia e prática artística, destacando a importância de metodologias inovadoras e adaptação tecnológica, como o ensino remoto e o Problem-Based Learning (PBL). A Parte 3 investiga como a prática pedagógica é moldada por influências artísticas e metodológicas, ressaltando a relevância da improvisação e da adaptação às novas realidades digitais. A combinação de conceitos críticos e de experiências práticas ilustram como essas abordagens enriquecem a pedagogia da dança e promovem uma educação mais reflexiva e dinâmica.
Downloads
Referências
BARBOZA, Mônica Corrêa de Borba; SANTOS, Eleonora Campos da Motta; FALKENBERG, Rubiane (Orgs.). Pedagogia universitária em dança: entre saberes e modos de fazer. Pelotas: Editora UFPel, 2024. 283 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.