SalsaNor Rueda Congress:
desafiando a musicalidade e discutindo questões de gênero
Palavras-chave:
Dança de salão, Rueda de Casino, SalsaNor, Questões de Gênero, MusicalityResumo
Esse artigo aborda a participação do autor desse trabalho no Congresso de Rueda de Casino, organizado pelo SalsaNor e realizado na Espanha em 2023. O foco dessa escrita se situa na musicalidade e nas questões de gênero inerentes à prática de duas variações do modelo tradicional de dançar a Rueda de Casino: Rueda Cruzada e Rueda Switch. As problematizações decorrentes dessas variantes de Rueda mostraram o dinamismo da prática popular que está em constante processo de reformulação. Foi possível verificar que as vivências no evento viabilizaram novas formas de pensar os conteúdos inerentes à dança de salão enriquecendo a formação do professor de dança.
Downloads
Referências
ALLEN, Daniel. Rueda! ... or “Rueda Makes the World Go Around!”. [S.l]: Edição do autor, 2014. (The Little Book of Dancing, 2).
ALVAREZ, Raúl. Bachateros Suburbanos: un estudio exploratorio sobre el baile social de la bachata en el Partido de General San Martín. In: JORNADAS DE SOCIOLOGÍA DE LA UNLP, 11, 2022. La Plata (ARG). Anais. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2022. p.01-17. Disponível em: <https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.15512/ev.15512.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2024.
BERNSTEIN, Barbara. Salsa Dancing & Rueda de Casino Guidebook for Beginner to Advanced Dancers: steps, styling, technique, Latin Rhythms, humor & anedoctes. Greenbelt, MD (USA): Academic Information Service, 2024.
BORGES, Alan; SARDIÑAS, Alicia. Historia del baile y la rueda de casino-salsa. Habana (CU): Ediciones Cubanas, 2012.
CHASTEEN, John Charles. National Rhythms, African Roots: the deep history of Latin American popular dance. Albuquerque (MX): University of New Mexico, 2004.
DANCE DOJO. Salsa On 1 vs Salsa On 2: what’s the difference in timing and musicality. Youtube, 29 dez. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zV7gj4corzI>. Acesso em: 30 jan. 2024.
DANCE MAIS OLINE – DANÇA DE SALÃO. Conheça Rueda de Casino. Youtube, 22 abr. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0rX3ejCKCZQ>. Acesso em: 30 jan. 2025.
DEWEY, John. Experience and education. New York: Touchstone, 1997.
DINET, Marc. Précis de salsa cubaine: danse de couple et de bal – Rueda de Casino. Paris (FR): L’Harmattan, 2014.
EDDY, Martha. Uma breve história das práticas somáticas e da dança: desenvolvimento histórico do campo da educação somática e suas relações com a dança. Repertório, Salvador, v.21, n.31, p.25-61, 2018. DOI: 10.9771/r.v1i31.28997. Acesso em: 09 jan. 2025.
FANIA. Fania All Stars. Fania, 2024. Disponível em: https://fania.com/artist/fania-all-stars/. Acesso em: 16 jan. 2025.
GARCÍA, Deysi; ZANELLA, Andrea Vieira. Entrelaçando fios: Cuba e suas cubanidades no tecido da Escola Cubana de Balé. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.28, p.202-220, jul. 2017. Doi: 10.5965/1414573101282017202. Acesso em: 09 jan. 2025.
GARCIA, Ricardo. Rueda de Casino: voltando a girar pelo Brasil. Dança em Pauta, Curitiba, 6 jun. 2012. p. s./p. Disponível em: <http://site.dancaempauta.com.br/rueda-de-casino-voltando-a-girar-pelo-brasil/>. Acesso em: 05 jan. 2024.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.
GIUZIO, Fernanda. Salsa: dança e música frutos da transculturação. 2006. 83p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo), Faculdade de Filosofia, Educação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), São Paulo, 2006.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
GUARATO, Rafael. Por um conceito de “danças populares”. Dança, Salvador. v.3, n.1, p. 61-74, jan./jul. 2014. Doi: 10.9771/2317-3777dança.v3i1.9630. Acesso em: 09 jan. 2025.
KONTOURI, Nikol. Rueda de Casino Syllabus: teaching 101. [S.l]: Edição do autor, 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer – uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, Florianópolis, v.9, n.2, p.541-53, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/64NPxWpgVkT9BXvLXvTvHMr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2025.
MANUEL, Peter; BILBY, Kenneth; LARGEY, Michael. Caribbean Currents: caribbean music from rumba to reggae. Philadelphia (US): Temple University, 2006.
NAVARRO, Ana Carolina; BUARQUE, Isabela; MENEGALDO, Luciano. Tensionamentos dos Rastros Historiográficos do Zouk Brasileiro. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 13, n. 4, e129684, 2023. Doi: 10.1590/2237-2660129684vs01. Acesso em: 09 jan. 2025.
NUNES, Bruno Blois. Que Rueda de Casino é essa?: uma união entre teóricos e práticos. Curitiba: CRV, 2021.
NUNES, Bruno Blois; CARVALHO, Maitê Peres de. Dama/Mulher, Cavalheiro/Homem: papéis e relações de gênero na dança de salão. Art Research Journal, [S.l], v.9, n.2, p.01-18, jul./dez. 2022. Doi: 10.36025/arj.v9i2.28757. Acesso em: 09 jan. 2025. (Artigo bilíngue português-inglês).
NUNES, Bruno Blois; DIAS, Gustavo Angelo. O jogo/lúdico, o erro e a dança: ensinando e aprendendo com a Rueda de Casino. Revista da FUNDARTE. Montenegro, v.57, n.57, p. 01-23, e1215, 2023. Doi: 10.19179/rdf.v57i57.1215. Acesso em: 09 jan. 2025.
NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Márcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.2, p.91-116, jan./abr. 2018. Disponível em:
<http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 05 jan. 2025.
ORTIZ, Fernando. Los factores humanos de la cubanidad. Revista Bimestre Cubana, Habana (CU), v.45, p.161-86, 1940. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5675843/mod_resource/content/0/%5BAULA%205%5D%20Ortiz_Factores%20Humanos%20de%20la%20Cubanidad.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2025.
PAZETTO, Debora; SAMWAYS, Samuel. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem queer das normas de gênero na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.3, p.157-79, jul./set. 2018. Disponível em:
<http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 05 jan. 2025.
PHILÒMENO, Nico. El salsa casino y rueda: dalle radici a oggi. Segrate (IT): Ahy Namà Noche Latina Club, 2005.
PIRODDI, Adriano. Il Casino (salsa cubana) e la Rueda de Casino: storia del ballo che ha conquistato il mondo. Roma (IT): Universitalia, 2016.
POLEZI, Carolina; SILVEIRA, Paola Vasconcelos. Contracondutas no ensino e prática da Dança de Salão: a dança de salão queer e a condução compartilhada. Presencia, Montevideo (UY), n.2, p.67-83, 2017. Disponível em: https://www.stellamaris.edu.uy/revistapresencia/wp-content/uploads/2017/12/Polezi-Carolina.-Vasconcelos-Silveira-Paola.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.
RONDÓN, César Miguel. El libro de la Salsa: crónica de la música del caribe urbano. Caracas: Ediciones B, 2007.
RUEDA.CASINO. About. Rueda.Casino, Noruega, 2025a. Disponível em: https://rueda.casino/about/. Acesso em: 05 jan. 2025.
RUEDA.CASINO. Rueda Cruzada. Rueda.Casino, Noruega, 2025b. Disponível em: https://rueda.casino/rueda-structures/rueda-cruzada/. Acesso em: 05 jan. 2025.
RUEDA.CASINO. Rueda Switch. Rueda.Casino, Noruega, 2025c. Disponível em: https://rueda.casino/rueda-structures/rueda-switch/. Acesso em: 05 jan. 2025.
RUEDA.CASINO. Rueda Casino – Trailer. Youtube, 28 ago. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Cj-NIhhbdjk. Acesso em: 10 jan. 2025.
SILVA, Éden Machado. Trajetórias da bachata das ruas dominicanas aos salões de baile: desvelando possibilidades. 2018. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança), Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2018. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/193915/001091593.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 jan. 2025.
SIPIORA, Phillip; BAUMLIN, James S. (Ed.). Rhetoric and Kairos: essays in history, theory and praxis. Albany (NY): State University of New York, 2002.
SMITH, Ian. Dancing the Beautiful Wheel: a guide to Rueda de Casino. Peterborough (UK): FastPrint, 2012.
TAPIA ALCAZAR, Nicolas Afonso; VILLASANTE SOCA, Erick Wilfredo. Estrategias para mejorar la apreciación musical del género de la salsa en los bailarines de lima. 2023. 92p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Facultad de Artes Contemporáneas, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Lima, 2023. Disponível em: <https://repositorioacademico.upc.edu.pe/handle/10757/667774>. Acesso em: 08 jan. 2025.
TWAIN, Mark. Dicas úteis para uma vida fútil: um manual para a maldita raça humana. Tradução: Beatriz Horta Corrêa. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2005.
VALENZUELA RUBIO, Manuel. Paseo urbano por el “paisaje de la luz”, Patrimonio Mundial de la UNESCO. Boletín Real Sociedad Geográfica, Madrid, n.160, p.289-99, jun. 2023. Disponível em: <https://www.boletinrsg.com/index.php/boletinrsg/article/view/187/195>. Acesso em: 09 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.