This is an outdated version published on 2022-12-30. Read the most recent version.
Dança, NFT e inovações coreográficas 3D: uma conversa com Diego Mac
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55037Keywords:
dança, NFT, animação 3d, block chain.Abstract
Danças e tecnologias são indissociáveis nas facetas e fluxos da cibercultura (LÉVY, 2010), e nesse caminho, pensar modos de produção deste contexto recai também em como adentrar pelos seus caminhos mercadológicos. Nesta toada, o presente texto se dedica a publicizar uma conversa com Diego Mac (Diego Machado), artista porto-alegrense, sobre sua incursão e experiência tecnológica de Dança em contextos de animação 3D e sobre o expoente mercado digital NFT. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada que costurou tópicos sobre corpo, dança, tecnologia, coreografia, mercado de arte, e se conclui com indicações de como sujeitos dançantes podem se aproximar de um pensamento que questiona quais são produtos possíveis em Dança no contexto digital? A abordagem metodológica segue uma linha de interesse na prática como pesquisa (NELSON, 2013) e da pesquisa guiada pela prática (CANDY, 2006), admitindo a entrevista com o sujeito como fonte primária de coleta de dados.References
BRITES, B.; TESSLER, E. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
CANDY, L. Practice based research: A guide. CCS report, v. 1, n. 2, p. 1-19, 2006.
LÉVY. P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
NELSON, R. Practice as research in the arts: Principles, protocols, pedagogies, resistances. Springer, 2013.
Downloads
Published
2022-12-30
Versions
- 2023-12-01 (2)
- 2022-12-30 (1)
How to Cite
AIRES, Daniel Silva. Dança, NFT e inovações coreográficas 3D: uma conversa com Diego Mac. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 330–340, 2022. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55037. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55037. Acesso em: 17 jul. 2024.
Issue
Section
Entrevistas
License
Authors who publish in the Revista Brasileira de Estudos em Dança are
responsible for the content of signed articles and retain copyright.
They grant the journal the right of first publication with the work simultaneously
licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 License
(Open Archives Initiative - OAI). This feature, used for open-access journals,
allows sharing work for non-commercial purposes and acknowledges
authorship. If the text is later published in another vehicle, the author
must inform that it was initially published as an article in the Revista Brasileira
de Estudos em Dança. Therefore, even if the journal owns the first publication,
authors are entitled to publish their work in institutional repositories or on
their personal pages, even if the editorial process has not been completed.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to maintain the language standard, respecting the authorial style.