Maracatucá?! Maracatu!:
Uma prática pedagógica em Dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59035Palabras clave:
Dança/Educação, Ensino da Dança Antirracista, Cortejo de Maracatu, Relato de experiência,Resumen
O presente texto tem como objetivo compreender o impacto do Ensino da Dança com o Cortejo de Maracatu desenvolvido na Escola Municipal Padre Leonel da Franca, com turmas do Ensino Fundamental (anos iniciais), no segundo semestre de 2022. Desse modo, organizamos este escrito em dois batuques: (1) A cultura afro-brasileira e os documentos da educação do Ensino Fundamental (anos iniciais) da Paraíba, e (2) Os processos de ensino-aprendizagem em Dança e o Cortejo de Maracatu. Em seguida, refletimos acerca da experiência com as práticas pedagógicas em dança, no Cortejo de Maracatu. Com a efetivação deste estudo, acreditamos que a inserção dessa manifestação negra na instituição de educação formal pode indicar caminhos para pensarmos tanto numa Eduação Antirracista em Dança, como no enfrentamento ao imaginário social, o qual restringe às pessoas negras a trajetória violenta da escravização.
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