A dança Bachata no Brasil:
um Estado da Arte em quatro contextos de produção de conhecimento
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58809Mots-clés :
Dança-Bachata, Estado da Arte, Danças de Salão.Résumé
Este trabalho de dança a duas tem como objetivo compreender como a dança bachata vem sendo abordada, nas pesquisas referentes às Danças ditas historicamente de Salão, em quatro contextos de produção de conhecimento contemporâneo em nosso país. No âmbito metodológico, este estudo configura-se de uma pesquisa qualitativa em educação, e utilizou o método exploratório de pesquisa, tipo Estado da Arte para assimilar o referido fenômeno investigado. Com a realização deste estudo, percebemos que existem pouquíssimos trabalhos direcionados às Danças historicamente ditas a dois, centralizando-se, em grande medida, as questões de gênero e bem estar promovidas por esta prática.
Références
AMIM, Péricles Vanzella. Os papéis femininos na corte do Segundo Reinado: o corpo e a dança em regras de conduta. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE): São Paulo, 2010. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3457>. Acesso em: 21 abr. 2023
BARBOSA, Marlyson de Figueredo. Ação do patriarcado nas danças de salão. (Anais) VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/acao-do-patriarcado-nas-dancas-de-salao?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
BARBOSA, Marlyson de Figueiredo. Masculinidade não é brutalidade: um questionamento das metáforas machistas na Dança de Salão. (Anais) do VI Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Salvador, 2019. Disponível em:<https://proceedings.science/anda/anda-2019/trabalhos/masculinidade-nao-e-brutalidade-um-questionamento-das-metaforas-machistas-na-dan?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
CARVALHO, Elaine. Dança de Salão: uma ação de múltiplas linguagens. (Anais) do VI Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2019. Disponível em:<https://proceedings.science/anda/anda-2019/trabalhos/danca-de-salao-uma-acao-de-multiplas-linguagens?lang=pt-br#>. Acesso em:21 abr.2023.
CYPRIANO, Abner Sanlay; SANTOS, Paula Boing dos. Nossa Dança: processos A/R/Tográficos em relação de alteridade nas danças de salão e no sapateado americano e seus possíveis desdobramentos em obras de videodança. (Anais) do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Salvador, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/nossa-danca-processos-artograficos-em-relacao-de-alteridade-nas-dancas-de-salao?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
CYPRIANO, Abner; CARVALHO, Caroline. O artista-professor-pesquisador: A dança de salão em processo a/r/tográfico. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/o-artista-professor-pesquisador-a-danca-de-salao-em-processo-artografico?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
FEITOZA, S. Jonas. Uma Proposta de Reformulação em Práticas Dicotômicas nos Processos de Ensino e Aprendizagem das Danças de Salão. (Anais) do II Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Porto Alegre, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2011/trabalhos/uma-proposta-de-reformulacao-em-praticas-dicotomicas-nos-processos-de-ensino-e-a?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
FIUZA, Elaine. Nuances Corporais em Dança de Salão. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/nuances-corporais-em-danca-de-salao?lang=pt-br#>. Acesso em? 21 abr. 2023.
FONSECA, Cristiane Costa; GAMA, Eliane Florêncio. Avaliação do esquema corporal em praticantes de Dança de Salão através do reconhecimento da lateralidade. (Anais) do II Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, (ANDA), São Paulo, 2012. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2012/trabalhos/avaliacao-do-esquema-corporal-em-praticantes-dedanca-de-salao-atraves-do-reconhe?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
FREIRE, Francisca. Amefricanizar e Afrocentralizar: oensino das Danças de Salão por uma perspectiva feminista decolonial. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/amefricanizar-e-afrocentralizar-o-ensino-das-dancas-de-salao-por-uma-perspectiva?lang=pt-br#>. Acesso em 21 abr. 2023.
FREIRE, Francisca. Baile do meio dia como espaço de práticas decoloniais: escrevivências na dança de salão. (Anais) do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) Salvador, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/baile-do-meio-dia-como-espaco-de-praticas-decoloniais-escrevivencias-na-danca-de?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Trad. Mauro Gama. - Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
hooks, bell. Teoria Feminista: da margem ao centro. Trad. Rainer Patriota. - São Paulo: Perspectiva, 2019.
LORANDI, Rodolfo Marchetti. Condução (in)nas danças de salão: a arte das proposições conducorporificadas. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/conducao-innas-dancas-de-salao-a-arte-das-proposicoes-conducorporificadas?lang=pt-br#>. Acesso 21 abr. 2023.
MOREIRA, Alisson. Uma reflexão sobre padrões e binaridades de gênero nas danças de salão a partir da (auto)biografia. (Anais) do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), não indica local , 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/uma-reflexao-sobre-padroes-e-binaridades-de-genero-nas-dancas-de-salao-a-partir?lang=pt-br#>. Acesso 21 abr. 2023.
MOREIRA, Alisson George do Nascimento. Novas Abordagens para as Danças de Salão: corpos viados em cena. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/novas-abordagens-para-as-dancas-de-salao-corpos-viados-em-cena?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
MUNIZ, Andrea Palmerston. Dançando lambada: performando a dança de salão. (Anais) do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Salvador 2022. Disponível em <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/dancando-lambada-performando-a-danca-de-salao?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr 2023.
NASCIMENTO, Letícia Carolina P. do. Transfeminismo. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
NAVEDA, Luiz; MOREIRA, Bruno. A gramática do samba-de-gafieira: um mapa visual de sequências de movimentos nas danças de salão. (Anais) do VI Congresso da Associação de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/a-gramatica-do-samba-de-gafieira-um-mapa-visual-de-sequencias-de-movimentos-nas?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr 2023.
NUNES, Bruno. Do corpo que dança ao corpo que dedilha nas cordas: trânsito entre as Artes durante a pandemia. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/do-corpo-que-danca-ao-corpo-que-dedilha-nas-cordas-transito-entre-as-artes-duran?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
OLIVEIRA, Camila Leonardo Quirino; SANTOS, Bianka Roberta Santana dos; JÚNIOR, Arnaldo José de Siqueira. Iniciação à dança a dois – o contato: oficina de recepção aos Licenciandos em Dança da UFPE. (Anais) do XI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE): Campinas - São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/5333>. Acesso em 23 abr. 2023
OLIVEIRA, Jaiara. Começos estruturantes: experiência de monitoria nos dois primeiros semestres de estudos do corpo na escola de Dança da UFBA. (Anais) do VI Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, (ANDA), Salvador, 2019. Disponível em <https://proceedings.science/anda/anda-2019/trabalhos/comecos-estruturantes-experiencia-de-monitoria-nos-dois-primeiros-semestres-de-e?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
OLIVEIRA, Mariana. Memórias e resistência: um olhar sobre a trajetória de Maria Antonietta. (Anais) do VI Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2019/trabalhos/memorias-e-resistencia-um-olhar-sobre-a-trajetoria-de-maria-antonietta?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
PAIXÃO, ALINE. Do maxixe ao samba de gafieira: caminhos para uma revisão de literatura de danças de salão brasileiras. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, (ANDA) Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/do-maxixe-ao-samba-de-gafieira-caminhos-para-uma-revisao-de-literatura-de-dancas?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
PÊGO, Tarcísio Gonçalves Barbosa. Por que condutor e conduzido ao invés de cavalheiro e dama? Ações para repensar o chão colonial das danças de salão. (Anais) do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Salvador, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/por-que-condutor-e-conduzido-ao-inves-de-cavalheiro-e-dama-acoes-para-repensar-o?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
POLEZI, Carolina; ARAUJO, Lucas Moreira; RIENZO, Guilherme; BIANCO, Isabella. Dança de Salão em Rede: experimentos de dança telemática no espetáculo “Ser Nordestino”. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/danca-de-salao-em-rede-experimentos-de-danca-telematica-no-espetaculo-ser-nordes?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
QUEIROZ, Sabrina Rayna Vilar de. Qual o lugar das mulheres na docência? Um estudo sobre a presença das professoras de dança de salão na Paraíba. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, (ANDA), Salvador, 2021. Dísponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/qual-o-lugar-das-mulheres-na-docencia-um-estudo-sobre-a-presenca-das-professoras?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado Da Arte” em Educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. , vol.06, n.19, pp.37-50, 2006. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 24 mar. de 2023.
SERAPHIM, Sofia; DOMINGOS, Anderson; PIMENTA, Rosana. Danças de Salão para uma ação integradora do sujeito na universidade. (Anais) do VI Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, (ANDA), Salvador, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2019/trabalhos/dancas-de-salao-para-uma-acao-integradora-do-sujeito-na-universidade?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
SERAPHIM, Sofia; PIMENTA, Rosana Aparecida. A direção coreográfica na Mimulus Cia. de Dança: as danças de salão como matéria prima para criação em dança. (Anais) do V Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Natal, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2017/trabalhos/a-direcao-coreografica-na-mimulus-cia-de-danca-as-dancas-de-salao-como-materia-p?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
SETUBAL, Fernanda. O tradicional e o contemporâneo nas danças de salão. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/o-tradicional-e-o-contemporaneo-nas-dancas-de-salao?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
SILVA, Éden Machado da. Trajetórias da Bachata das Ruas Dominicanas aos Salões de Baile: Desvelando Possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança - ESEFID - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS): Porto Alegre, 2018. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/193915#:~:text=Resumo,at%C3%A9%20sua%20ocorr%C3%AAncia%20no%20Brasil.>. Acesso em: 31 mar. de 2023.
SILVA, Nadilene. Dança de Salão: criando dentro de uma ontologia transcendente, ontologias constitutivas. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/danca-de-salao-criando-dentro-de-uma-ontologia-transcendente-ontologias-constitu?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
SILVEIRA, Paola de Vasconcelos. Os papéis de gênero na dança de salão – pela urgência do fim da boa dama. (Anais) da X Reunião Científica do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): UNICAMP - São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3999>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SILVEIRA, Paola de Vasconcelos. Entre a dama e a bruxa: relato rebelde de uma trajetória na dança de salão. (Anais) do XI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE), São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/5093>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SILVEIRA, Paola de Vasconcelos. Os Bailes de dança de salão Contemporâneos e queer: criações coletivas de modos de existência rebelde. (Anais) do VI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), Salvador, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/os-bailes-de-danca-de-salao-contemporaneos-e-queer-criacoes-coletivas-de-modos-d?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
SOARES, Samara; BUARQUE, Isabela. Samba de Gafieira: o “passo básico” por dentro de Histórias de Dança. (Anais) do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Salvador, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/samba-de-gafieira-o-passo-basico-por-dentro-de-historias-de-danca?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023
SOARES, Gabriela Silva; ROMARCO, Evanize Kelli Siviero. A importância da dança de salão na qualidade de vida de seus praticantes. (Anais) do VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE), São Paulo, 2010. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3204>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SOUZA, Maria Inês Galvão. Bailes de Danças de Salão da Cidade do Rio de Janeiro: Palcos de Encenação da Dança. (Anais) da IV Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1331>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SOUZA, Maria Inês Galvão. Bailes de danças de salão da cidade do Rio de Janeiro: o local e o global nos palcos do cotidiano. (Anais) do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1331>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SOUZA, Maria Inês Galvão. Vida é Dança no Cenário Carioca. (Anais) do VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): São Paulo, 2010. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3415>. Acesso em: 23 abr. 2023
SOUZA, Maria Inês Galvão; TOURINHO, Ligia Losada. Plantar flores na autopista: reflexões sobre a residência artística Raízes com Marie Close. (Anais) do X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): Rio Grande do Norte, 2018. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/941>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SOUZA, Maria Inês Galvão. Bailes de Danças de Salão da Cidade do Rio de Janeiro: Palcos de Encenação da Dança. (Anais) do X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): Rio Grande do Norte, 2018. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1331>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SOUZA, Maria Inês Galvão. Bailes de danças de salão da cidade do Rio de Janeiro: o local e o global nos palcos do cotidiano. (Anais) do X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): Rio Grande do Norte, 2018. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1331>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SOUZA, Jessé. A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.
SUASSUNA, Lívia. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Revista Perspectiva: Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341-377, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795x.2008v26n1p341>. Acesso em: 24 mar. de 2023.
ZANOTTO, Dinis. Danças de Salão em sua possibilidade terapêutica psico-filosófica. (Anais) do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA): Salvador, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/dancas-de-salao-em-sua-possibilidade-terapeutica-psico-filosofica?lang=pt-br#>. Acesso em: 21 abr. 2023.
ZENICOLA, Denise Mancebo. Dança, Samba e Performance. (Anais) do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, (ABRACE): Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1313>. Acesso em: 23 abr. 2023.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.