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Danças negras na terra da garoa: histórias aquilombadas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55299

Resumo

O trabalho apresenta a trajetória do sambista e artista Ednei Pedro Mariano, que atua em desfiles carnavalescos, desde o final da década de 1960. O aprendizado de suas danças de passista e mestre-sala deu-se nos cordões e escolas de samba, que Beatriz Nascimento afirma serem territórios transatlânticos que preservam e reúnem conhecimentos aquilombados. Mariano além de testemunha das transformações ocorridas é também protagonista dessas transformações.  Como metodologia foi usada bibliografia especializada, observação de registros de desfiles carnavalescos em mídias digitais e entrevista com o artista. O artigo faz parte de pesquisa em andamento sobre as histórias das danças negras na cidade de São Paulo

Biografia do Autor

Yaskara Donizeti Manzini, Universidade Estadual Paulista

Yaskara Manzini é sambista, artista da dança, mestre e doutora em artes pela UNICAMP, em estágio pós-doutoral na UNESP. Sua pesquisa concentra-se nas performances afro-diaspóricas, traçando uma ponte entre a complexidade da estética religiosa da tradição dos orixás e os desfiles das escolas de samba. Atualmente é coreógrafa oficial da S.R.B.E. do Lavapés Pirata Negro.

 

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Publicado

2022-12-30

Versões

Como Citar

MANZINI, Yaskara Donizeti. Danças negras na terra da garoa: histórias aquilombadas. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 122–145, 2022. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55299. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55299. Acesso em: 24 nov. 2024.