Vinicius Enter, o ultra-autor ou o Dedo indicador da ultra-autoria
DOI:
https://doi.org/10.47146/rbm.v26i2.29396Palavras-chave:
Música popular brasileira, século XX, autoria, tecnologia musical, indústria fonográfica, produção musical independenteResumo
Montado como uma mão, com cada dedo apontando para um aspecto relevante na compreensão de um disco fascinante, desconhecido e contraditório, este artigo pretende cutucar a obra ímpar do músico Vinicius Enter: Dedo indicador. Do dedo mínimo, com uma espécie de biografia, passando pelo anular e a ligação com o Manguebit, pelo “maior de todos” e a cena independente de música, ao dedo polegar, a ultra-autoria e a tentativa de uma conclusão aberta sobre o álbum Dedo indicador e o modo peculiar de experimentar a autoria na produção musical contemporânea, o artigo é uma leitura pessoal ancorada em entrevistas (realizadas por mim e por outros jornalistas), observações do contexto histórico-cultural e escutas do disco em questão. Tendo como foco as relações entre música, tecnologia, autoria e contemporaneidade, este texto viaja pelas conexões pouco usuais entre esses assuntos na prática musical de Vinicius Enter e seu Dedo indicador.Downloads
Publicado
2013-12-30
Edição
Seção
Artigos