Uma odisseia em nove atos: configurações estéticas e dimensões performáticas do álbum visual na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.47146/rbm.v33i1.33635Palavras-chave:
Álbum Visual. Videoclipe. Álbum Fonográfico. Performance. Música Pop. Narrativa.Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar o formato álbum visual, tendo como corpus empírico de observação a obra How Big, How Blue, How Beautiful, da banda britânica Florence + The Machine. Partindo-se do pressuposto de que as características estéticas do álbum visual são derivadas do cruzamento entre o álbum fonográfico, o videoclipe e as narrativas cinematográficas, o artigo empreenderá uma análise micro contextual do formato na cultura digital, procurando investigar as estratégias de mercado utilizadas na promoção da obra, bem como a sua dimensão estética e o seu impacto cultural no contemporâneo. A hipótese central deste trabalho é a de que o álbum visual materializa a convergência midiática entre os três produtos supramencionados, instaurando um modelo de fruição estética pautado pela específica linguagem audiovisual do formato.