Uma odisseia em nove atos: configurações estéticas e dimensões performáticas do álbum visual na cultura digital

Autores

  • Leonam Dalla Vecchia Universidade Federal Fluminense
  • Wagner dos Santos Dornelles Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Mídia e Produção de Sentido.

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i1.33635

Palavras-chave:

Álbum Visual. Videoclipe. Álbum Fonográfico. Performance. Música Pop. Narrativa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar o formato álbum visual, tendo como corpus empírico de observação a obra How Big, How Blue, How Beautiful, da banda britânica Florence + The Machine. Partindo-se do pressuposto de que as características estéticas do álbum visual são derivadas do cruzamento entre o álbum fonográfico, o videoclipe e as narrativas cinematográficas, o artigo empreenderá uma análise micro contextual do formato na cultura digital, procurando investigar as estratégias de mercado utilizadas na promoção da obra, bem como a sua dimensão estética e o seu impacto cultural no contemporâneo. A hipótese central deste trabalho é a de que o álbum visual materializa a convergência midiática entre os três produtos supramencionados, instaurando um modelo de fruição estética pautado pela específica linguagem audiovisual do formato.

Biografia do Autor

Leonam Dalla Vecchia, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias (Televisões/UFF) e Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF). Componente da equipe de tradução da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF - Qualis B1). Atualmente desenvolve pesquisa em Cultura Pop, Indústria Fonográfica e Videoclipe, com ênfase no formato Álbum Visual. Possui experiência como escritor, roteirista, editor de vídeo e motion graphics, tendo publicado o livro de contos "Memórias do Meu Não-Lugar" em 2018. Atuou como diretor de pós-produção do curta-metragem documentário Eu Sou Mc Carol, 100% Feminista, filme realizado com o Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Wagner dos Santos Dornelles, Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Mídia e Produção de Sentido.

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Mídia e produção de sentido. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Mídia e Produção de Sentido. Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias (Televisões/UFF) e Grupo de Pesquisa em Animação (Animamídia/UFF). Atua com Jornalista com foco em movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2020-08-02

Edição

Seção

Dossiê temático