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Uma odisseia em nove atos: configurações estéticas e dimensões performáticas do álbum visual na cultura digital

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar o formato álbum visual, tendo como corpus empírico de observação a obra How Big, How Blue, How Beautiful, da banda britânica Florence + The Machine. Partindo-se do pressuposto de que as características estéticas do álbum visual são derivadas do cruzamento entre o álbum fonográfico, o videoclipe e as narrativas cinematográficas, o artigo empreenderá uma análise micro contextual do formato na cultura digital, procurando investigar as estratégias de mercado utilizadas na promoção da obra, bem como a sua dimensão estética e o seu impacto cultural no contemporâneo. A hipótese central deste trabalho é a de que o álbum visual materializa a convergência midiática entre os três produtos supramencionados, instaurando um modelo de fruição estética pautado pela específica linguagem audiovisual do formato.

Palavras-chave

Álbum Visual. Videoclipe. Álbum Fonográfico. Performance. Música Pop. Narrativa.

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Biografia do Autor

Leonam Dalla Vecchia

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias (Televisões/UFF) e Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF). Componente da equipe de tradução da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF - Qualis B1). Atualmente desenvolve pesquisa em Cultura Pop, Indústria Fonográfica e Videoclipe, com ênfase no formato Álbum Visual. Possui experiência como escritor, roteirista, editor de vídeo e motion graphics, tendo publicado o livro de contos "Memórias do Meu Não-Lugar" em 2018. Atuou como diretor de pós-produção do curta-metragem documentário Eu Sou Mc Carol, 100% Feminista, filme realizado com o Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Wagner dos Santos Dornelles

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Mídia e produção de sentido. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Mídia e Produção de Sentido. Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias (Televisões/UFF) e Grupo de Pesquisa em Animação (Animamídia/UFF). Atua com Jornalista com foco em movimentos sociais.