Parâmetros para análise dos comportamentos docentes e discentes em práticas informais de aprendizagem musical na escola
DOI:
https://doi.org/10.47146/rbm.v34i1.47593Palavras-chave:
Aprendizagem musical informal na escola. Musicalidade crítica. Conscientização.Resumo
Nesta investigação, resultado de minha pesquisa de doutorado, categorizei, descrevi e analisei os comportamentos de um professor (eu próprio, como observador participante) e alunos inseridos nas práticas informais de aprendizagem musical informal na escola. Como referencial teórico, utilizei os trabalhos desenvolvidos por Paulo Freire e Lucy Green. Utilizando como método de pesquisa a Grounded Theory, desenvolvi um modelo teórico que determina parâmetros para análise dos comportamentos docentes e discentes em práticas informais de aprendizagem musical na escola. Este modelo sugere a necessidade de superação do habitus escolar, herança da Educação Bancária que permeia a formação da escola brasileira, para alcançarmos o estado de consciência crítica sobre a realidade. Acredito que o modelo teórico desenvolvido pode auxiliar pesquisadores e professores de música interessados na aplicação das práticas informais de aprendizagem musical na escola, na reflexão e na avaliação de suas práticas docentes.