Musicalizando com Alegria: uma proposta metodológica sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente
Abstract
O estudo apresenta a proposta metodológica Musicalizando com Alegria, consistindo no aprendizado musical através de obras autorais, vivências e atividades dirigidas aplicadas sob os eixos cognitivo, afetivo e psicomotor da Musicalidade Abrangente (Álvares, 2016). Sugere que a aplicabilidade da metodologia com crianças e na formação continuada de professores em espaços formais e não-formais de ensino-aprendizagem atenua as distorções decorrentes da fragmentação do saber na realidade contemporânea, atestando a viabilidade da implementação de propostas curriculares abrangentes no tempo presente. O estudo suscita a significação, a expansão e a integralização do ensino-aprendizagem da música e contribui para o reconhecimento da Educação Musical como instrumento de mudança da realidade educacional a partir de um pensamento abrangente, multidimensional e transdisciplinar.
Keywords
Musicalidade Abrangente. Educação Musical. Formação Continuada de Professores.