Associação entre classes funcionais da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada e comprometimento cognitivo

Autores

  • Marcelo Hanauer
  • Mônica Hanauer
  • Stefano Almeida Thofehm
  • Augusto Antônio Queiroz Botelho Saute
  • Alberto Roloff Kruger
  • Luiz Cláudio Danzmann
  • Luiz Carlos Porcello Marrone

DOI:

https://doi.org/10.46979/rbn.v57i3.47219

Palavras-chave:

Neurologia

Resumo

Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome resultante de defeitos estruturais e funcionais da bomba cardíaca, mais de 80% dos pacientes são idosos, com diversas comorbidades associadas. A demência é definida por qualquer desordem onde o declínio significativo do nível prévio de cognição do paciente interfere em sua independência e funcionamento social, doméstico ou ocupacional. A relação entre o comprometimento cognitivo leve e a IC já é bem estabelecida na literatura, porém estudos recentes apontam uma possível relação da IC na patogênese e no agravo da demência.
Objetivos: Classificar a limitação funcional de voluntários com IC com fração de ejeção preservada (FEp) e realizar o teste Montreal Cognitive Assessment (MoCA) de memória para analisar se há associação entre as limitações funcionais da IC e o deterioramento cognitivo do paciente. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal, foram avaliados 27 pacientes com história de ICFEp no ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Hospital da Universidade Luterana do Brasil.
Resultados: Foram avaliados 27 pacientes, com idade média de 72.4 anos, sendo 18 (66.6%) do sexo feminino, 24 (88.8%) obtiveram escore no MoCA inferior a 26, sendo a média da escala 20.4. Entre os 27 pacientes, quatro apresentavam classe funcional NYHA I, 15 NYHA II, 3 NYHA III e 5 NYHA IV.
Conclusão: O estudo mostra uma tendência de pior desempenho no MoCA entre pacientes com pior classe funcional de IC (NYHA I-II: MoCA 21.4 +/- 4.9 e NYHA III-IV MoCA: 18 +/- 4.2 p:0. 0.087).

Downloads

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Artigos