Produção de informação tecnológica: o caso do Instituto Nacional de Tecnologia e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v3i1.15666

Palavras-chave:

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Instituto Nacional de Tecnologia. Produção de Informação

Resumo

Aborda a questão da inovação tecnológica em empresas focando a realidade brasileira contemporânea e sua situação na denominada Sociedade do Conhecimento. A partir de revisão bibliográfica debate algumas características marcantes da intitulada Revolução Informacional até o contexto atual. Explica o que é inovação tecnológica e a sua importância econômica. Considera sobre os incentivos, por parte do Estado, para desenvolver esse setor e, no caso do Brasil, explora os esforços realizados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio das ações estratégicas expostas nas páginas eletrônicas de dois Institutos de Pesquisa, a ele vinculados: o Instituto Nacional de Tecnologia e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Busca, por fim, a partir do que foi explorado e do contexto apresentado, analisar a relação entre as ações do Ministério e de seus Institutos e a conjuntura voltada ao setor de inovação tecnológica em empresas.

Biografia do Autor

Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Doutor na Graduação e Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de CoPesquisa Imago e Humanidades Digitais.

Igor Pires

Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE.

Mizia Vidal

Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE.

Downloads

Publicado

01-08-2018

Como Citar

Salcedo, D. A., Pires, I., & Vidal, M. (2018). Produção de informação tecnológica: o caso do Instituto Nacional de Tecnologia e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Revista Conhecimento Em Ação, 3(1), 58–72. https://doi.org/10.47681/rca.v3i1.15666

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa