Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.2938Palavras-chave:
Desenvolvimento de coleções, Aquisição, Livros eletrônicos, Modelos de negócioResumo
Este artigo descreve os principais modelos de negócios para aquisição de livros eletrônicos em bibliotecas e unidades de informação. Para isto, traça um breve histórico do processo de desenvolvimento de coleções e suas etapas com foco na etapa de aquisição. Utiliza a pesquisa descritiva como procedimento metodológico. Apresenta como resultado os modelos de negócios mais comumente oferecidos pelos canais de compra de livros eletrônicos: a aquisição perpétua, a assinatura e a aquisição orientada pelo usuário, mais conhecida em inglês como patron-driven acquisition (PDA). Descreve as principais características de cada modalidade de compra apresentada, além das implicações que trazem ao processo de desenvolvimento de coleções e ao licenciamento dos itens, bem como seus pontos fortes e fracos. Conclui que não existe um modelo que seja considerado o ideal de uma forma geral, pois para cada situação o contexto deve ser analisado para que o modelo adotado seja o mais adequado.