A conservação preventiva nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia na Unirio: um relato de experiência a partir de duas ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.56018

Palavras-chave:

COVID-19, Conservação Preventiva, Ensino

Resumo

Por causa da Pandemia de COVID-19, bibliotecas e arquivos foram fechados, entretanto, a necessidade de reabertura e possíveis planos de retomada suscitaram dúvidas e questões em seus gestores e funcionários. O “Observatório de Opiniões” foi criado com objetivo de, além de mapear essas dúvidas e questões, identificar os riscos os quais esses acervos estão expostos. Os “Seminários UNIRIO: Gerenciamento de Risco, Biossegurança no contexto do COVID-19” foi um evento online ocorrido durante os meses de junho a outubro, organizado pelo “Observatório”, com palestras com especialistas e tendo como intuito a geração de conteúdos confiáveis e que pudessem servir de referência a curto e médio prazo. Para isso, todas as palestras foram gravadas e disponibilizadas. A coleta desses dados foi feita através de um formulário Google com perguntas abertas. Maioria das dúvidas/questões levantadas pelo “Observatório” e no “Seminários UNIRIO” demonstram a importância do ensino de conservação preventiva na formação de bibliotecários e arquivistas e como a preservação não é uma questão alheia a rotina da gestão de unidades de informação.

Biografia do Autor

Fabiano Cataldo Azevedo, Universidade Federal da Bahia.

Instituto de Ciência da Informação Departamento de Documentação e Informação

Luciana Ferreira Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Biblioteconomia. Escola de Biblioteconomia

Referências

BECK, Ingrid. O ensino da preservação documental nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia: perspectivas para formar um novo profissional. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12642. Acesso em: 18 fev. 2021.

ENCONTRO SOBRE O ENSINO DE PRESERVAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DE MEMÓRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, 2., Programa. Rio de Janeiro, 9 a 11 de junho de 2012. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/743472/ii-encontro-sobre-o-ensino-de-preserva%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 16 fev. 2021.

RECOMENDAÇÕES DO II ENCONTRO SOBRE O ENSINO DE PRESERVAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DE MEMÓRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Programa. Rio de Janeiro, 9 a 11 de junho de 2012. Disponível em: https://abdf.org.br/sobre-abdf/noticias/item/855-recomendacoes-do-ii-encontro-sobre-o-ensino-de-preservacao. Acesso em: 16 fev. 2021.

SILVA, Sérgio Conde de Albite. A preservação da informação: um cenário em arquivos e bibliotecas. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 11, n. 19, jan./jul. 2011. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/360. Acesso em: 16 fev. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-08

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa