A conservação preventiva nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia na Unirio: um relato de experiência a partir de duas ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.56018

Palavras-chave:

COVID-19, Conservação Preventiva, Ensino

Resumo

Por causa da Pandemia de COVID-19, bibliotecas e arquivos foram fechados, entretanto, a necessidade de reabertura e possíveis planos de retomada suscitaram dúvidas e questões em seus gestores e funcionários. O “Observatório de Opiniões” foi criado com objetivo de, além de mapear essas dúvidas e questões, identificar os riscos os quais esses acervos estão expostos. Os “Seminários UNIRIO: Gerenciamento de Risco, Biossegurança no contexto do COVID-19” foi um evento online ocorrido durante os meses de junho a outubro, organizado pelo “Observatório”, com palestras com especialistas e tendo como intuito a geração de conteúdos confiáveis e que pudessem servir de referência a curto e médio prazo. Para isso, todas as palestras foram gravadas e disponibilizadas. A coleta desses dados foi feita através de um formulário Google com perguntas abertas. Maioria das dúvidas/questões levantadas pelo “Observatório” e no “Seminários UNIRIO” demonstram a importância do ensino de conservação preventiva na formação de bibliotecários e arquivistas e como a preservação não é uma questão alheia a rotina da gestão de unidades de informação.

Biografia do Autor

Fabiano Cataldo Azevedo, Universidade Federal da Bahia.

Instituto de Ciência da Informação Departamento de Documentação e Informação

Luciana Ferreira Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Biblioteconomia. Escola de Biblioteconomia

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

08-08-2023

Como Citar

Azevedo, F. C., & Martins, L. F. (2023). A conservação preventiva nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia na Unirio: um relato de experiência a partir de duas ações. Revista Conhecimento Em Ação, 8(1), 171–195. https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.56018

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa