A conservação preventiva nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia na Unirio: um relato de experiência a partir de duas ações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.56018

Keywords:

COVID-19, Conservação Preventiva, Ensino

Abstract

Por causa da Pandemia de COVID-19, bibliotecas e arquivos foram fechados, entretanto, a necessidade de reabertura e possíveis planos de retomada suscitaram dúvidas e questões em seus gestores e funcionários. O “Observatório de Opiniões” foi criado com objetivo de, além de mapear essas dúvidas e questões, identificar os riscos os quais esses acervos estão expostos. Os “Seminários UNIRIO: Gerenciamento de Risco, Biossegurança no contexto do COVID-19” foi um evento online ocorrido durante os meses de junho a outubro, organizado pelo “Observatório”, com palestras com especialistas e tendo como intuito a geração de conteúdos confiáveis e que pudessem servir de referência a curto e médio prazo. Para isso, todas as palestras foram gravadas e disponibilizadas. A coleta desses dados foi feita através de um formulário Google com perguntas abertas. Maioria das dúvidas/questões levantadas pelo “Observatório” e no “Seminários UNIRIO” demonstram a importância do ensino de conservação preventiva na formação de bibliotecários e arquivistas e como a preservação não é uma questão alheia a rotina da gestão de unidades de informação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiano Cataldo Azevedo, Universidade Federal da Bahia.

Instituto de Ciência da Informação Departamento de Documentação e Informação

Luciana Ferreira Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Biblioteconomia. Escola de Biblioteconomia

References

BECK, Ingrid. O ensino da preservação documental nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia: perspectivas para formar um novo profissional. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12642. Acesso em: 18 fev. 2021.

ENCONTRO SOBRE O ENSINO DE PRESERVAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DE MEMÓRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, 2., Programa. Rio de Janeiro, 9 a 11 de junho de 2012. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/743472/ii-encontro-sobre-o-ensino-de-preserva%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 16 fev. 2021.

RECOMENDAÇÕES DO II ENCONTRO SOBRE O ENSINO DE PRESERVAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DE MEMÓRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Programa. Rio de Janeiro, 9 a 11 de junho de 2012. Disponível em: https://abdf.org.br/sobre-abdf/noticias/item/855-recomendacoes-do-ii-encontro-sobre-o-ensino-de-preservacao. Acesso em: 16 fev. 2021.

SILVA, Sérgio Conde de Albite. A preservação da informação: um cenário em arquivos e bibliotecas. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 11, n. 19, jan./jul. 2011. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/360. Acesso em: 16 fev. 2021.

Published

2023-08-08

How to Cite

Azevedo, F. C., & Martins, L. F. (2023). A conservação preventiva nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia na Unirio: um relato de experiência a partir de duas ações. Revista Conhecimento Em Ação, 8(1), 171–195. https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.56018

Issue

Section

Relatos de Pesquisa