Bibliotecas universitárias e a organização social do conhecimento: uma análise a partir dos portais institucionais das universidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.30348

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Organização do conhecimento, Portal institucional.

Resumo

Trata da organização social do conhecimento em portais institucionais de universidades federais no Brasil, como forma de analisar sua representatividade para localização das bibliotecas universitárias. Caracteriza-se como pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Emprega a técnica de observação sistemática para coleta dos dados, sistematizados a partir de planilha do Excel. Como resultados, observa-se que há um tópico indicativo para a biblioteca junto ao menu principal de boa parte dos portais universitários e, em poucos casos, esta aparece também em outro ponto do portal. Em sua quase totalidade surge uma única vez e como item subordinado no menu principal, nomeada sobretudo como “Biblioteca” ou “Bibliotecas” e direcionando para a página do sistema de bibliotecas. Predominantemente, tem-se uma organização social do conhecimento utilitária para tais unidades, na medida em que insurgem junto ao tópico “Serviços” e em menor grau vinculadas aos itens “Estrutura” e “Pesquisa”. Conclui-se que a representatividade da biblioteca universitária nos portais das universidades não é suficientemente expressiva.

Biografia do Autor

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Oliveira, L. P. de. (2020). Bibliotecas universitárias e a organização social do conhecimento: uma análise a partir dos portais institucionais das universidades brasileiras. Revista Conhecimento Em Ação, 5(1), 049–068. https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.30348

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa