A DISCUSSÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Conteúdo do artigo principal

Antonio Flavio Barbosa Moreira
Regina Celi Oliveira da Cunha

Resumo

A temática da identidade tem ocupado lugar de relevo no panorama acadêmico contemporâneo, por razões políticas, teóricas e práticas. No caso da teorização pedagógica, tem-se realçado a necessidade de se discutir a identidade do educando, tendo em vista que o fim do processo educativo escolar é que esse educando venha a atribuir significados e a agir socialmente de modo autônomo. Este estudo visa a verificar se e como diferença e identidade têm sido consideradas em cursos de formação docente em nível superior. Com base em entrevistas com docentes do curso de Pedagogia de uma universidade pública no Rio de Janeiro, concluiu-se que a discussão já vem sendo travada nessa universidade. Algumas dúvidas e contradições parecem marcar o processo. Nas conclusões, destacamos aspectos que parecem constituir tensões e desafios a serem enfrentados na abordagem da questão.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

CANEN, Ana. Multiculturalismo e formação docente: experiências narradas. Educação & Realidade, Porto Alegre, jul/dez 1999; v.24, n.2, p. 89-102.

CARLSON, Dennis. & APPLE, Michael. W. Teoria educacional crítica em tempos incertos. In: HYPOLITO, Álvaro M. & GANDIM, Luís Armando (orgs.). Educação em tempos de incertezas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

GARCÍA CANCLÍNI, Néstor. La construcción de identidades en la interculturalidad global. In: DREHER, Jochen et al. (Orgs.). Construcción de identidades en sociedades pluralistas. Buenos Aires: Lumiere, 2007.

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997 a.

HALL, Stuart. Minimal selves. In: GRAY, Ann & McGUIGAN, Jim (Ed.). Studying culture: an introductory reader. Londres: Arnold, 1997b.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.