EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E CURRICULARES

Conteúdo do artigo principal

Ana Cristina Cruz
Tatiane Cosentino

Resumo

Reduzido ao contexto dos conflitos fundiários, é assim, que, cotidianamente, nos veículos hegemônicos de comunicação, as comunidades quilombolas no Brasil têm visibilidade. Pouco se sabe sobre a história, as formas de organização, os conhecimentos, as culturas, a localização e as condições de vida dessas comunidades. Esta temática, por muito tempo, ficou circunscrita a pensadoras e pensadores que se dedicaram a retirar o quilombo de sua relação histórica com o período da escravidão e redimensioná-lo como um espaço de recriação cultural e política. Neste texto a intenção é analisar alguns aspectos no qual se insere a educação em comunidades quilombolas e discutir as implicações políticas e curriculares acerca desta temática. 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Ana Cristina Cruz, Universidade Federal de São Carlos

Profa. Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Referências

ARRUTI, José Maurício. O quilombo conceitual: para uma sociologia do “artigo 68”. Texto para discussão do projeto Egbé -- Territórios Negros (koinonia). Rio de Janeiro: Koinonia Ecumênica, 2003.

ARRUTI, José Maurício. Mocambo: antropologia e história no processo de formação quilombola. Bauru: Edusc, 2006.

ARRUTI, José Maurício. Quilombos. In: PINHO, O., SANSONE, L. (Org.). Raça: perspectivas Antropológicas. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia: EDUFBA, 2008, pp. 315-350.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. CNE/CP, nº3/2004.

BRASIL. Decreto nº 4.887, Regulamenta o Procedimento para Identificação, Reconhecimento, Delimitação, Demarcação e Titulação das Terras Ocupadas por Remanescentes das Comunidades dos Quilombos de que Trata o Art. 68 Do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Exposição de Motivos/Casa Civil 58, De 20/11/2003 - D.O.U. de 21/11/2003, p. 56: Regulamentação do Art. 68 Do ADCT, Remanescentes dos Quilombos. de 20 de novembro de 2003.