Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e parágrafo justificado; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm. Citação com mais de 3 linhas usar recuo de 4 cm esquerda, tamanho 10, espaço simples. Parágrafo 1.25 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A Revista de Estudos Anarquistas e Decoloniais aceita artigos de mestres, mestrandos e graduandos.

Diretrizes para Autores

A Revista de Estudos Anarquistas e Decoloniais (READ) acolhe a submissão de artigos, comentários, resenhas de livros, entrevistas e traduções. É de periodicidade semestral.

A decisão de publicar é efetivamente baseada na revisão por pares e na adequação às normas da revista (abaixo). Caberá ao editor enviar o trabalho (artigo, ensaio, resenha ou tradução) aos membros do conselho editorial (formado por avaliadores ad hoc brasileiros e estrangeiros de reconhecida expertise) para consideração. É possível que outros pareceristas sejam convidados ad hoc para revisar algum artigo. A READ pretende responder aos autores no período máximo de três meses, já com o parecer sobre a publicação.

 

Seguem, a seguir, demais informações de formatação:

1) As pesquisas enviadas à revista devem ser guiadas pela necessidade intelectual que melhor necessitem para desenvolver uma tese. Não obstante, recomendamos que os artigos tenham aproximadamente entre 4.000 e 12.000 palavras e as resenhas de livros entre 2.000 a 3.000;

2) O resumo de até 160 palavras para ambos os casos, deve ser apresentado no idioma original e em outra língua estrangeira (ou português, no caso de artigo em outra língua estrangeira), explicitando uma síntese de sua(s) tese(s) e metodologia(s), além de 5 palavras-chave nos dois idiomas.

3) Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês, e os textos serão publicados no idioma original do envio do artigo.

4) Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado. A revista não aceita artigos com mais de três autores, a não ser em casos excepcionais que devem ser sempre justificados. Um autor não pode possuir mais de uma submissão ativa na plataforma da revista.

4.1) No momento da submissão, o(s) autore(s) deve(m) preencher corretamente o campo "Resumo de biografia", contendo informações sobre sua formação/titulação.

5) Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail institucional de Revista Estudos Libertários: read.ufrj@gmail.com

6) Referências bibliográficas, quando necessárias, devem aparecer no texto, com a menção do último sobrenome do autor acompanhado do ano da publicação e do número da página, quando necessário (Kropotkin, 2005: 125) ou (Kropotkin, 2005). Citações literais de textos de outros autores superiores a três linhas devem aparecer em parágrafo separado, seguindo as instruções que constam no Template.

 

7) Estilo de nota de rodapé: as notas de rodapé devem ser colocadas na parte inferior da página, fonte 10, seguindo numeração sequencial com vistas a esclarecer as fontes e sugerir ideias tangenciais. Eles não devem ser usados para acumular aparelhos incômodos de informações bibliográficas desnecessárias, e nunca devem se referir a obras que os autores ainda não tenham lido. As referências às obras não devem vir nas notas de rodapé.

 

8) Os artigos e opiniões emitidas são de inteira responsabilidade dos autores. 

9)  Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

10) Referências bibliográficas: somente devem constar, nas referências bibliográficas, a bibliogafia citada, direta ou indiretamente, ao longo do texto. As referências bibliográficas devem constar no final do artigo e em ordem alfabética, observando os critérios abaixo:

 a) Para livro Exemplo: BAKUNIN, Mikhail. (2008), O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hedra.

 b) Para capítulo de livro Exemplo: BOSCHI, Renato; GAITAN, Flavio. (2013), Estado, Politica e Agência nos processos de desenvolvimento In: GAITAN, Flavio; DEL RIO, Andrés (orgs); Instituições, Politica e Desenvolvimento: América Latina frente ao século XXI; Curitiba; Editora RCV; p. 47 - 70.

 c) Para artigo em revista Exemplo: MORAES, Wallace de. (2014) A convergência analítica dos herdeiros de Kautsky e Nozick: uma crítica às interpretações da direita e da esquerda estatista sobre o Levante de 2013 no Brasil. Em Debate: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, n. 11, p. 90-113.

d) Para citação de artigo eletrônico Exemplo: MORAES, Wallace de. (2020). AS ORIGENS DO NECRO-RACISTA-ESTADO NO BRASIL CRÍTICA DESDE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL & LIBERTÁRIA. Revista Estudos Libertários, v. 2, n. 6, p. 5-27. https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/39358

e) Teses e dissertações Exemplo: AZEVEDO, Raquel de (2010). A resistência anarquista: uma questão de identidade (1927-1937). Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, São Paulo.

11) A inclusão de imagens no documento deve estar de acordo com as normas ABNT, contendo a fonte de onde cada imagem foi retirada.

12) Demais questões de formatação não especificadas aqui devem seguir as normas ABNT de formatação de artigos acadêmicos.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Aceitamos contribuições originais em inglês, espanhol e português. Também aceitamos a tradução de artigos que já foram publicados em outros idiomas, mas inéditos na língua portuguesa. Maiores dúvidas entrar em contato com o editor.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.