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REFLEXÕES ANARQUISTAS E DECOLONIAIS NA CONSTRUÇÃO DE RESISTÊNCIAS
v. 5 n. 1 (2025)Caros leitores, pesquisadoras e pesquisadores,
É com grande satisfação que apresentamos mais uma edição da Revista Estudos Anarquistas e Decoloniais, trazendo reflexões profundas e críticas sobre temas essenciais para a compreensão das estruturas de poder, exclusão e resistência no mundo contemporâneo.
Nesta edição, reunimos uma seleção de artigos que abordam racismo institucional, decolonialidade, epistemologias contra-hegemônicas, municipalismo libertário e ecologia social, entre outros temas fundamentais para quem busca repensar a sociedade a partir de perspectivas insurgentes. Com um compromisso contínuo com o pensamento crítico, os textos aqui apresentados não apenas desafiam as narrativas dominantes, mas também ampliam o horizonte de luta por equidade e justiça.
A presente edição apresenta a pesquisa de Catarina dos Santos Vitorino de Oliveira e Mariana de Sá Alcantara Gomes, A Inacessibilidade de um Currículo Embranquecido na Formação de Alunados Negros: Perspectiva de Crianças e Jovens em Idade Escolar do Projeto Esperançar, que traz uma reflexão urgente e necessária sobre a inacessibilidade de um currículo eurocentrado para estudantes negros. O artigo investiga como a ausência de epistemologias negras nos espaços educacionais contribui para o apagamento histórico e simbólico de saberes fundamentais, refletindo diretamente na formação das novas gerações.
Já o artigo Formação Antirracista: Reflexões para Descolonizar os Currículos das Graduações do Campo da Saúde, de Camille Correia Santos, aborda a urgência de uma formação antirracista na área da saúde, destacando como a estrutura acadêmica perpetua desigualdades ao manter currículos eurocentrados que invisibilizam conhecimentos afro-brasileiros e indígenas. A autora apresenta um panorama dos desafios enfrentados por estudantes negros no ensino superior e questiona a ausência de conteúdos sobre raça e racismo nos cursos de saúde, evidenciando a necessidade de uma transformação curricular alinhada às epistemologias decoloniais.
Em A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água: Uma Crítica ao Cânone Filosófico, Pedro Bisneto explora a relação entre filosofia e morte, desafiando a tradicional aproximação entre filosofia e vida. A partir de reflexões pessoais e experiências marcadas pelo temor da finitude, o autor propõe uma crítica ao cânone filosófico, questionando as narrativas que vinculam a filosofia exclusivamente à dignidade humana e à vida. Com uma abordagem profundamente pessoal e filosófica, o texto convida o leitor a repensar os limites e as contradições da filosofia frente à morte.
No artigo O Pensamento de Murray Bookchin e a Trajetória do Povo Curdo: A Ecologia Social e o Municipalismo Libertário na Visão de Abdullah Öcalan e Seu Legado na Região Autônoma de Rojava – Curdistão, Roberto Medeiros investiga a influência das ideias de Murray Bookchin no pensamento e na atuação política de Abdullah Öcalan, destacando como os conceitos de ecologia social e municipalismo libertário moldaram o projeto político curdo na Região Autônoma de Rojava. A partir da análise do Confederalismo Democrático, o autor explora o impacto das teorias de Bookchin na resistência curda e na construção de alternativas ao Estado-nação, evidenciando um modelo autônomo baseado na democracia radical e na sustentabilidade.
Em A Gente Aparece nas Histórias que Conta: Narrativas e Potência Descolonial, Julia Bardi reflete sobre a importância da narrativa e da oralidade como caminhos para a construção de epistemologias alternativas ao eurocentrismo. A autora argumenta que os relatos históricos não são universais e destaca a necessidade de reconhecer referenciais e experiências marginalizadas, ampliando as possibilidades de representação e existência. Com base no pensamento decolonial e na Pedagogia da Mãe Terra de Abadio Green, o texto propõe uma crítica à colonialidade do saber, mostrando como a oralidade pode resgatar memórias e fortalecer identidades.
Em O Racismo na Sala de Aula e a Lei 11.645/2008, Tiago Nicolau da Silva investiga como o racismo estrutural se manifesta no ambiente escolar e a importância de sua abordagem para transformar a educação em um espaço verdadeiramente inclusivo. A partir da análise da Lei 11.645/2008, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, o autor questiona a persistente exclusão dos saberes negros nos currículos escolares, destacando a urgência de um giro epistemológico para promover a valorização de narrativas historicamente silenciadas.
Já em A (Des)umanização do Corpo Negro: Saúde e Discussões Étnico-Raciais, Ana Carolina dos Santos da Silva examina a histórica desumanização do corpo negro, enfatizando como o racismo estrutural molda o acesso à saúde e perpetua desigualdades. A pesquisa destaca o apagamento dos saberes negros, o impacto do racismo institucional e os traumas intergeracionais que afetam o bem-estar da população negra. Além disso, discute racismo ambiental, saúde reprodutiva e epistemologias decoloniais, sugerindo caminhos para um sistema de saúde antirracista. A análise busca ampliar o debate sobre equidade e justiça na saúde pública, promovendo conscientização e mudanças estruturais.
Em Existir e Resistir: A Historicidade da “Améfrica Ladina” nos Currículos, Lucas Lentini explora as heranças da colonialidade e como elas moldaram os currículos educativos, perpetuando valores eurocêntricos, patriarcais e cristãos-ocidentais. O autor analisa a construção histórica do conceito de raça e sua relação com a modernidade, destacando como a colonização impôs narrativas hegemônicas que apagaram o protagonismo das minorias. O texto propõe a desconstrução desses paradigmas por meio da história cultural, repensando os currículos para incluir perspectivas de resistência e diversidade, especialmente no contexto da Améfrica Ladina.
Nesta tradução do texto de Leda Rafanelli, Contra a Escola, realizada por Caio Cursini, somos conduzidos a uma crítica contundente ao papel da escola como instrumento de reprodução ideológica e controle social. A autora questiona como o ensino obrigatório molda mentalidades desde a infância, reforçando valores da classe dominante e apagando visões críticas e progressistas. Rafanelli propõe que, em vez de reformar as instituições educacionais, é preciso pensar a formação de indivíduos livres e rebeldes, longe das estruturas que perpetuam desigualdades e dogmas.
Esta edição conta com a valiosa contribuição de autoras e autores comprometidos com a crítica ao sistema vigente—racista e sexista—e com a construção de novas possibilidades de existência e convivência.
Pamela Cristina de Gois
Boa leitura e resistência!
Atenciosamente, Equipe da Revista Estudos Anarquistas e Decoloniais
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IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS: ANÁLISES CRÍTICAS LIBERTÁRIAS E DECOLONIAIS SOBRE CORPO, CULTURA E SOCIEDADE
v. 4 n. 2 (2024)É com grande satisfação e orgulho que anunciamos mais uma edição da Revista de Estudos Anarquistas e Decoloniais (READ), uma publicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta edição, trazemos uma rica coletânea de artigos e ensaios que exploram temas centrais para o pensamento libertário e decolonial, abordando questões contemporâneas e históricas com profundidade e rigor acadêmico.
No primeiro artigo da revista, intitulado “DESCOLONIZANDO O CORPO: OLHARES, CONCEITOS E PERSPECTIVAS”, o médico homeopata Renato Sampaio de Azambuja aborda a definição histórica do corpo biológico e suas relações com estratégias de dominação colonialista, destacando a importância de reconhecer e resistir ao poder da colonialidade. Ele também discute a descolonização do corpo, integrando conhecimentos indígenas e o conceito de "Corpo sem Órgãos" de Deleuze e Guattari. O autor, a partir de uma perspectiva de práticas integrativas, propõe uma narrativa descolonial para compreender o corpo em múltiplas perspectivas e resistir à objetividade imposta pelo colonialismo.
Em “A CRÍTICA BOOKCHINIANA AO MARXISMO: O QUE SE DEVE PRESERVAR E O QUE SE DEVE SUPERAR”, Arthur Guimarães de Oliveira Castro, mestre em Ciências Sociais, apresenta uma análise abrangente das críticas de Murray Bookchin ao marxismo. Bookchin, inicialmente marxista, evoluiu sua visão ao longo do tempo, destacando a necessidade de uma nova teoria revolucionária que preservasse os elementos positivos do marxismo e superasse os aspectos desatualizados. O autor explora as três principais críticas de Bookchin: o etapismo histórico, a definição do proletariado industrial como classe revolucionária e a centralização estatal. A pesquisa contextualiza as mudanças nas críticas de Bookchin ao marxismo, especialmente após a crise do socialismo real nos anos 90, oferecendo uma visão profunda e crítica sobre o pensamento do teórico libertário.
Thaíssa Macêdo dos Santos, graduanda do curso de Ciências Sociais, EM “A ESTÉTICA DA BRANQUITUDE E A IMPORTÂNCIA DAS REPRESENTAÇÕES DE PESSOAS NEGRAS NO AUDIOVISUAL”, discute como a ideologia do branqueamento no audiovisual brasileiro resultou em uma estética da branquitude, influenciando a representação de pessoas negras nas mídias. Analisam-se estereótipos e obras significativas que perpetuam essas representações, bem como textos sobre colonialidade e cultura. Em resposta, destacam-se filmes do Cinema Negro Brasileiro que ressignificam a representação negra nas telas. O estudo enfatiza a importância de produções audiovisuais para moldar percepções sociais e promover narrativas humanizadoras.
Matheus Teixeira, graduando em filosofia (UFRJ), no artigo INTITULADO “ÉDOUARD GLISSANT: O IMPREVISÍVEL COMO RESULTADO DA RELAÇÃO”, se propõe a explorar os ecos do Surrealismo Antilhano através da obra do filósofo, poeta e romancista martinicano Édouard Glissant. A pesquisa foca nas suas interações com pensadores como Frantz Fanon, Deleuze e Guattari, e suas experiências anticoloniais ao lado de Aimé Césaire. O estudo visa compreender o conceito de Crioulização de Glissant e sua Estética da Diversidade, enfatizando como essas ideias influenciam material e subjetivamente o povo martinicano. A análise destaca a importância de um pensamento relacional e rizomático para entender a dinâmica cultural e a resistência ao colonialismo.
Em “PARTEIRAS E CURANDEIRAS: RESGATE ANCESTRAL DO CORPO FEMININO E SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA”, Maria Clara Piloto Pereira, bacharel em história pela UFRJ, revela a profunda interconexão entre as práticas de cuidado e cura das parteiras e curandeiras com a natureza, destacando sua resistência às imposições coloniais. Explora como essas práticas ancestrais, principalmente de mulheres negras e indígenas, enfrentam as múltiplas colonialidades do poder. Com base em perspectivas de Krenak e Nego Bispo, discute a reciprocidade entre humanos e meio ambiente. O estudo propõe reavivar os elos entre o corpo feminino e a natureza, desafiando a "abstração civilizatória" que dissocia a humanidade da terra.
Por fim, Rafael Cabral Sirimarco, mestrado da UFRJ, traduziu o ensaio de Dimitris Troaditis, intitulado: “IDEIAS E PRÁTICAS ANARCOSSINDICALISTAS EM CONSTANTINOPLA”. Dimitris explora o lançamento do jornal operário e revolucionário Ergatis em 1910, na Turquia. Editado por um grupo majoritariamente grego, o jornal tornou-se a voz do Centro Socialista da Turquia e posteriormente do Diethnis Panergatiki Enosi, uma organização anarcossindicalista. O texto também detalha as perseguições enfrentadas pelos editores e a continuidade das atividades revolucionárias, mencionando a disseminação das ideias anarquistas entre as comunidades armênia e grega na região.
Boa leitura a todos!
Wallace dos Santos de Moraes
Pamela Cristina de Gois