O CINEMA E A FAVELA: A FIGURA DA MULHER NEGRA PERIFÉRICA NO FILME “ANTÔNIA”

Autores

  • Gabrielly Sabóia Gonçalo de Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

Resumo

A presente pesquisa pretende realizar uma análise das representações cinematográficas femininas, especificamente as das mulheres negras periféricas, apresentadas no filme “Antônia” (2006). Iremos analisar até que ponto a narrativa apresentada pela obra é capaz de retratar a realidade cotidiana, além de apontarmos os aspectos presentes no filme que atuam como perpetuadores de estereótipos cinematográficos construídos sobre a figura da mulher negra periférica, além de apontarmos a possibilidade de mobilizar o cinema como meio para o processo de reconstrução identitária das mulheres negras. Também buscamos relacionar tal cenário com a influência do Estado no que se refere a maneira como alguns sujeitos são governados, subalternizados e explorados pelo capitalismo. Neste caso, as mulheres negras figuram enquanto elemento capaz de ilustrar como a governança sociocultural, e o cinema enquanto seu “auxiliar”, atua a fim de manipular a população em direção aos estereótipos estabelecidos sobre essas mulheres.

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Biografia do Autor

Gabrielly Sabóia Gonçalo de Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

Aluna de Licenciatura em História. Pesquisadora e membro do Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias (CPDEL/UFRJ).

Referências

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos