AS PARTEIRAS E CURANDEIRAS
RESGATE ANCESTRAL DO CORPO FEMININO E SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.59488/05Resumo
O objetivo deste artigo é revelar a profunda interconexão entre as práticas de cuidado e cura das parteiras e curandeiras e a natureza, desvelando novas possibilidades de enxergarmos o mundo a partir de suas práticas. Nesse sentido, buscamos pensar mulheres negras e indígenas, como expoentes desses saberes ancestrais, vitais para compreendermos tanto as imposições da ordem colonial, que tentaram silenciá-las, quanto suas contribuições para a continuidade destas cosmologias.
Mobilizando diferentes perspectivas, compreendemos como as múltiplas colonialidades do poder e matrizes de dominação atravessam e procuram sistematicamente controlar ou exterminar o corpo destas mulheres. Com Krenak e Nego Bispo, compreender o distanciamento forçado da humanidade com a natureza, pensando as práticas de cura como reflexão da reciprocidade e interdependência entre humanos e meio ambiente, que ambos autores reivindicam. Desafiando a "abstração civilizatória" que dissocia a humanidade da terra, procuramos reavivar os elos entre o corpo feminino e a natureza, como forma de reapropriação de nossos próprios corpos, mentes e cosmologias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Clara Piloto Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.