A (DES)UMANIZAÇÃO DO CORPO NEGRO: SAÚDE E DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.59488/86Resumo
Este artigo aborda a desumanização do corpo negro no campo da saúde, analisando como o racismo e a colonialidade moldam as práticas médicas e as condições de vida da população negra. A partir das contribuições de Grada Kilomba, Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo) e Lélia Gonzalez, são exploradas as interseções entre saúde, epistemologias afro-diaspóricas e questões étnico-raciais. Discute-se como a exclusão de saberes ancestrais e a violência simbólica perpetuam desigualdades e comprometem o cuidado integral. Propõe-se, ainda, uma abordagem antirracista e descolonizadora da saúde, que valorize práticas culturais, espirituais e comunitárias como estratégias de resistência e reconstrução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Carolina dos Santos da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.