AINDA SOBRE JUNHO DE 2013: UMA OPORTUNIDADE PERDIDA?
DOI:
https://doi.org/10.59488/643Resumo
As insurreições de Junho de 2013 dividem opinião na esquerda brasileira. Se as visões usuais do progressismo brasileiro costumam defenestrar as insurgências de 2013 – teoria do ovo da serpente e guerra híbrida –, procura-se compreender junho como uma oportunidade perdida pela esquerda brasileira – sobretudo a esquerda institucional – de realizar reformas estruturais e emancipatórias no país, a contar da energia insurrecional popular dispersa nas ruas. Trata-se de oferecer leitura alternativa sobre os eventos, pelo cotejo de fontes bibliográficas. A tentativa é afastar da interpretação sobre os eventos certa vulgada teleológica, a qual toma os reveses políticos do campo progressista brasileiro na última década como consequências diretas dos acontecimentos de junho de 2013.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas M. Lessa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
