ÁFRICA ENTRE INDEPENDÊNCIA E DEP NEOCOLONIALISMO E O IMPACTO GEOPOLÍTICO DOS DISCURSOS DAS LIDERANÇAS INSURGENTES AFRICANAS NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.59488/53Resumo
O texto analisa a conjuntura histórica das descolonizações e independências africanas, em articulação com a geopolítica do continente, marcada pelo neocolonialismo e pela contínua influência europeia — fatores que ainda contribuem para o subdesenvolvimento da África no século XXI. Busca-se compreender como a imposição da ocidentalização facilitou a pilhagem de recursos naturais e como os assassinatos de líderes africanos insurgentes contribuíram para a fragilidade e o colapso de diversos Estados pós-coloniais. Metodologicamente, adota-se uma abordagem interdisciplinar no âmbito da pesquisa qualitativa, com base na pesquisa histórica, teoria política e em fontes digitais complementares. Identifica-se o neocolonialismo como uma forma contemporânea de dominação e manutenção do poder ocidental sobre a África pós-colonial. Nesse contexto, os desafios da descolonização — especialmente a proteção dos recursos minerais e a busca por autonomia política e econômica — exigem o engajamento não apenas de lideranças como Sonko, Faye, Goïta e Traoré, mas também da juventude africana e de sua diáspora, mobilizadas pelos ideais do panafricanismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Abel Calombo Quijila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
