O desempenho universitário acadêmico-pedagógico versus o desempenho financeiro
Keywords:
universidades, desempenho acadêmico e pedagógico, desempenho financeiro, nova teoria do crescimentoAbstract
O foco central deste artigo incide sobre a questão de determinar se o desempenho universitário acadêmico-pedagógico é capaz de explicar o desempenho financeiro. Estimou-se uma equação fazendo um corte transversal do ano 2000 em 16 universidades brasileiras. Os resultados obtidos por meio do método dos mínimos quadrados simples mostram que o desempenho financeiro das universidades tem uma correlação positiva com seu desempenho acadêmico-pedagógico. Pode-se dizer que nossos resultados coadunam-se com a nova teoria do crescimento, que afirma que a acumulação de capital humano (qualificações e conhecimento) é central para o crescimento econômico.Downloads
Published
Issue
Section
License
The Revista de Economia Contemporânea (Journal of Contemporary Economics) adopted the Creative Commons license attribution-type BY-NC until April/2015. The license attribution-type BY has been adopted ever since.
Ownership of copyrights belongs to the IE-UFRJ (Instituto de Economia da UFRJ), which will not pay copyrights for published works. In accordance with current copyright regulation and the type of copyright license adopted (CC-BY), article full or partial reproduction and release are allowed provided that the citation source is disclosed. In case this copyright rule is not obliged, a written warning will be issued by the publisher to the person who has disregarded this regulation.