O desempenho universitário acadêmico-pedagógico versus o desempenho financeiro

Autores/as

  • Carlos Henrique Rocha Expertise Consultoria e Gestão Educacional
  • André Luiz Machado Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFRGS -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

universidades, desempenho acadêmico e pedagógico, desempenho financeiro, nova teoria do crescimento

Resumen

O foco central deste artigo incide sobre a questão de determinar se o desempenho universitário acadêmico-pedagógico é capaz de explicar o desempenho financeiro. Estimou-se uma equação fazendo um corte transversal do ano 2000 em 16 universidades brasileiras. Os resultados obtidos por meio do método dos mínimos quadrados simples mostram que o desempenho financeiro das universidades tem uma correlação positiva com seu desempenho acadêmico-pedagógico. Pode-se dizer que nossos resultados coadunam-se com a nova teoria do crescimento, que afirma que a acumulação de capital humano (qualificações e conhecimento) é central para o crescimento econômico. 

Publicado

2019-11-07