As escolas de formação e a obra do antropólogo Darcy Ribeiro: O Brasil e os Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v2i1p81-96Palavras-chave:
Darcy RibeiroO Povo Brasileiro, Brasil, Antropólogo, A Formação do BrasilResumo
Esse texto está construído em três partes. A primeira, introdutória, tem a finalidade de tornar conhecidas as escolas formadoras do antropólogo Darcy Ribeiro e descrever os acontecimentos, mais ou menos encadeados, que explicam sua busca incansável para compreender a formação e o sentido do povo brasileiro. A segunda parte expõe o corpo do texto O Brasil e os brasileiros, sua gestão como povo, uma reconstrução e compreensão em teoria produzida pelo antropólogo. Na última parte, apresento interrogações feitas por Darcy Ribeiro e convido os brasileiros para ler O Povo Brasileiro, um discurso sobre suas origens e os fundamentos das desigualdades e diferenças que perduram ainda nos dias atuais, em um Estado que se estrutura com fundamento em uma ética sem dignidade, consubstanciada no exercício da coação, discriminação e exclusão social. As interrogações de Darcy merecem estudos e respostas. Um novo porvir é possível?
Referências
RIBEIRO, Darcy. O Programa de Pesquisas em Cidades-Laboratório. Educação e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. III, n. 3, p. 13-30, 1958.
______. Correspondência Darcy Ribeiro-Anísio Teixeira. Memorial Darcy Ribeiro, DR, Série Instituições diversas. Brasília, v. 1-7, p. 1, 1964.
______, Darcy. O Processo Civilizatório. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968.
______, Darcy. As Américas a Civilização. Processo de Formação e Causas do Desenvolvimento Cultural Desigual dos Povos Americanos. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1970.
______, Darcy. Os Índios e a Civilização: A integração das Populações Indígenas no Brasil Moderno. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1970.
______, Darcy. Os Brasileiros. Teoria do Brasil. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1972.
______, Darcy. O Dilema da América Latina – Estruturas de Poder e Forças Insurgentes. Petrópolis, Editora Vozes, 1978.
______, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
______, Darcy. Diário Índios, Os Urubus Kaapor. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
______, Darcy. Confissões. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo Editora Pensamento Cultrix Ltda., 2011.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).