Dependência educacional: uma análise da Contrarreforma do Ensino Médio a partir das contribuições de Ruy Mauro Marini.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v3i1p167-189

Palavras-chave:

Contrarreforma do Ensino Médio, Dependência Educacional, Teoria Marxista da Dependência.

Resumo

Este trabalho almeja, por meio da Teoria Marxista da Dependência, e, sobretudo das contribuições de Ruy Mauro Marini, compreender a Contrarreforma do Ensino Médio em sua relação com a sociedade brasileira, notadamente de capitalismo dependente. Para tanto, estabelecemos os marcos do que entendemos ser a “dependência educacional”, isto é, a configuração do papel conferido à educação no capitalismo dependente, para, a partir das mudanças conjunturais e das particularidades dessa época histórica, entender o papel destrutivo dessa Contrarreforma. Logo, concluímos que, enquanto uma reação burguesa à crise do capitalismo, a Contrarreforma é um instrumento de aprofundamento de nossa condição dependente e destruição do futuro da juventude da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Matheus Rufino Castro, Colégio Pedro Segundo

Licenciatura em Educação Física/UFRJ; Mestrado em Educação/UFF; Doutor em Educação/UERJ. Coordenador do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII). Professor de Educação Física do Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias.

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Publicado

2023-12-03