Uma análise da vigência e relevância do ensaio Dialética da dependência à luz da pintura mural de Marion Greenwood. O popular no centro do debate
DOI:
https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v3i1p191-217Palavras-chave:
dialética da dependência, popular, muralismoResumo
O presente texto, em homenagem aos cinquenta anos da obra de Ruy Mauro Marini, Dialética da dependência, tem como objetivo trabalhar as categorias centrais imperialismo, dependência e superexploração, a partir de um diálogo com o painel pintado por Marion Greenwood. Dividimos o texto em três seções: 1) A revolução mexicana e a centralidade do popular; 2) O moderno muralismo mexicano e a centralidade do popular; e, 3) A dialética da dependência, o popular superexplorado na América Latina, à luz da imagem mural A industrialização do campo. Ao final, respondemos as seguintes questões: O que é o popular, este que salta das imagens murais mexicanas? Que relação há entre o popular, como categoria analítica, e a superexploração da força de trabalho na América Latina e o Caribe?
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