Entrevista Com Ana Esther Ceceña

Autori

  • Carlos Eduardo Martins Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Professor Associado II do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do quadro permanente dom Programa de Pós Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ), Professor e Pesquisador Visitante no Arrighi Center for Global Studies, sediado na Johns Hopkins University. Editor da Reoriente: estudos sobre marxismo, dependência e sistemas-mundo. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia de LEHC/UFRJ, pesquisador do CLACSO nos grupos de trabalho de Estudos sobre Estados Unidos e de Integração Regional e Unidade Latino-americana, do qual foi coordenador entre 2010-2016. Colabora com o grupo de trabalho China e o Mapa do Poder Mundial de CLACSO. Integra a Red de Estudios de la Economia Mundial (REDEM) sediada na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF (2011), pesquisador da REGGEN (2000-2012). Detentor do Premio Jabuti de obra de não-ficção 2007 pela co-autoria e coordenação junto com Emir Sader, Ivana Jinkings e Rodrigo Nobile de Latinoamericana: enciclopédia contemporânea de América Latina e Caribe. É autor de Globalização. dependência e neoliberalismo na América Latina, publicada pela Boitempo, em 2011, e em inglês, em 2020, pelas editoras Brill e Haymarket, em versão atualizada e ampliada. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, dependência, Brasil, Estados Unidos, China, sistema mundial e globalização
  • Roberta Traspadini
  • Roberto Goulart

DOI:

https://doi.org/10.54833/issn.2764-104X.v2i1p10-29

Parole chiave:

Dependencia. Colonialidad. Sistema-Mundo

Abstract

Entrevista com Ana Esther Ceceña sobre temas contemporâneos

Biografie autore

Roberta Traspadini

graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Doutorado em Estudos Latino-Americanos, UNAM-México (2000-2004 - não concluído). Atualmente é professora permanente do Mestrado em Relações Internacionais - UNILA e professora colaboradora no Programa de Pós graduação em Serviço Social, UFSC. Atua como co-coordenadora do Observatório de Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (OBEPAL), UFES. Coordena o grupo de pesquisa Saberes em movimento: a luta por terra e trabalho na América Latina, UNILA. 

Roberto Goulart

Professor Associado III do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Doutor em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. Foi Professor visitante no Arrighi Center for Global Studies da Johns Hopkins University (EUA, 2018-2019). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Professor nos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI/UnB) e no de Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA/ICS/UnB). É pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU/CNPq/FAPESP), Coordena o Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL/IREL/UnB) e é Coordenador adjunto do Eixo Razão de Ser da Integração e Conceituação de um Novo Marco Teórico da Integração da América Latina e Europa do Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE/Colômbia). É membro da Coordenação da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (Unesp). Líder do Grupo de Pesquisa NEL/IREL no CNPq. Foi Vice-Líder do Grupo de Relações Internacionais do CEDEC/CNPq (2016-2022). Foi Secretário-Executivo da regional Centro-Norte da Associação Brasileira de Ciência Política (2019-2021), Coordenador da Área Temática de Economia Política Internacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2019-2021), Coordenou o Curso de Graduação em Relações Internacionais da UnB (REL/2016-2018) e Coordenador do Núcleo de Estudos do Mercosul do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NEM/CEAM/UnB-2013-2015). É associado da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais), da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) e da LASA (Latin American Studies Association). Temas de pesquisa: Economia Política Internacional, Integração Regional, Relações Internacionais da América do Sul/América Latina, Política Externa Brasileira, Política Externa dos Estados Unidos, Geopolítica, Desigualdade Global, Cooperação Internacional e Economia Política do Desenvolvimento.

Pubblicato

2022-12-14

Fascicolo

Sezione

Entrevistas