Urbanização e Superexploração no Espaço Metropolitano Brasileiro na Era do Capitalismo de Plataformas
DOI:
https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v3i1p151-165Parole chiave:
Metropolização, superexploração, plataformizaçãoAbstract
O espaço urbano tem se metropolizado, convertendo cada vez mais dimensões da vida social em mercadoria. Simultaneamente, o empresariamento do Estado e do trabalho tem favorecido a superexploração nas grandes metrópoles brasileiras, cada vez mais adensadas, espraiadas, verticalizadas e desiguais. O presente artigo lança olhar sobre a plataformização do trabalho e seu entrelaçamento com os processos de globalização, metropolização do espaço e empresariamento neoliberal. O intuito é analisar como o capitalismo informacional forneceu as bases para o desenvolvimento do capital por plataformas. Também pretendemos refletir sobre as possibilidades de ação contra as formas hegemônicas de produção do espaço, produzindo a negação do processo de superexploração do subproletariado urbano brasileiro.
Riferimenti bibliografici
Referências Bibliográficas
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A condição espacial. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
DARDOT, Pierre, LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Boitempo Editorial. São Paulo, 2016.
FERREIRA, A. Caminhando em direção à metropolização do espaço. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 20, n. 3, p. 441-450, mês. 2016.
KATZ, Cláudio. A teoria da dependência 50 anos depois. São Paulo: Expressão Popular, 2020.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro Editora, 2013.
LEFEBVRE, Henri. A produção social do espaço. São Paulo, 2021.
LENCIONI, Sandra. Metrópole, metropolização e regionalização. Consequência: Rio de Janeiro, 2017.
MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. In: TRASPADINI, Roberta. STEDILE, João Pedro (org.) Dialética da Dependência e outros escritos (2ª ed.). São Paulo: Expressão Popular, 2022.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. Vol. 22 (nº1) – janeiro/abril 2020.
RIBEIRO. Ana Clara Torres. Por uma sociologia do presente. Ação, técnica e espaço (vol. IV). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: Edusp, 2006
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Record: Rio de Janeiro, 2000.
SINGER, Paul. Dominação e desigualdade. Estrutura de classes e repartição da renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
SLEE, Tom. Uberização. A nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
TOZI, F. Da nuvem ao território nacional: uma periodização das empresas de transporte por aplicativo no Brasil. Geousp – Espaço e Tempo (On-line), v. 24, n. 3, p. 487-507, dez. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Reoriente: estudos sobre marxismo, dependência e sistemas-mundo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).