Estimulação transcraniana por corrente contínua associada ao treino cognitivo nos domínios da linguagem e praxia de pacientes com doença de alzheimer na fase leve / Transcranial direct current stimulation associated with cognitive training

Autores

  • Jessyca Alves Silvestre da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Letícia Zanetti Marchi Altafim Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriella Nayara Siqueira de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Rayssa Gabriela Dantas Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Suellen Mary Marinho dos Santos Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Camila Teresa Ponce Leon de Mendonça Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardino Fernández-Calvo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto10516

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Treino Cognitivo, Linguagem, Praxia.

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é uma desordem neurodegenerativa progressiva, com apresentação de declínio das funções cognitivas e, consequentemente, perda gradual da autonomia, de acordo com a evolução da doença. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da técnica de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) associada ao Treino Cognitivo (COG) nos domínios cognitivos responsáveis pela Linguagem e Praxia em sujeitos que se encontram na fase leve da DA. Trata-se de um estudo tipo relato de caso com 2 sujeitos, em que ambos foram submetidos ao protocolo de intervenção de ETCC e COG aplicados simultaneamente. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados obtidos através dos subtestes do ADAS-Cog (Nomeação de objetos e dedos, Compreensão de ordens, Capacidade construtiva, Praxia ideativa, Linguagem oral, Dificuldade em encontrar palavras em um discurso espontâneo, Compreensão da linguagem oral), do Teste de Fluência Verbal (FAS) e do Teste de Figuras Sobrepostas de Poppelreuter aplicados nos períodos pré e pós-tratamento que avaliaram os domínios estudados no presente trabalho. Após realizado o protocolo de intervenção, observou-se melhora significativa no desempenho dos sujeitos por meio dos instrumentos de avaliação utilizados. A abordagem terapêutica empregada mostrou-se um método eficaz para o tratamento da DA na fase leve, atuando na manutenção e preservação das funções cognitivas dos sujeitos.

Abstract


Alzheimer's disease (AD) is a progressive neurodegenerative disorder, presenting a decline in cognitive functions and, consequently, a gradual loss of autonomy, according to the evolution of the disease. The objective of the present study was to evaluate the effects of the Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS) technique associated with Cognitive Training (COG) in the cognitive domains responsible for Language and Praxis in subjects who are in the light phase of AD. This is a case-report study with 2 subjects, in which both were submitted to the tDCS and COG intervention protocol applied simultaneously. A descriptive analysis of the results obtained through ADAS-Cog subtests (Naming of objects and fingers, Order comprehension, Constructive capacity, Praxis ideal, Oral language, Difficulty finding words in a spontaneous speech, Understanding of oral language), The Verbal Fluency Test (FAS) and the Poppelreuter Overlap Test applied in the pre- and post-treatment periods that evaluated the domains studied in the present study. After the intervention protocol, a significant improvement in the performance of the subjects was observed through the evaluation instruments used. The therapeutic approach employed was an effective method for the treatment of AD in the light phase, acting in the maintenance and preservation of the cognitive functions of the subjects.

Keywords: Alzheimer's disease, Transcranial Direct Current Stimulation, Cognitive Training, Language, Praxis.

Resumen

 

La enfermedad de Alzheimer (DA) es un desorden neurodegenerativo progresivo, con una presentación de declive de las funciones cognitivas y, consecuentemente, pérdida gradual de la autonomía, de acuerdo con la evolución de la enfermedad. El objetivo del presente estudio fue evaluar los efectos de la técnica de Estimulación Transcraniana por Corriente Continua (ETCC) asociada al Entrenamiento Cognitivo (COG) en los dominios cognitivos responsables del Lenguaje y Praxia en sujetos que se encuentran en la fase leve de la DA. Se trata de un estudio tipo relato de caso con 2 sujetos, en que ambos fueron sometidos al protocolo de intervención de ETCC y COG aplicados simultáneamente. Se realizó un análisis descriptivo de los resultados obtenidos a través de los subtítulos del ADAS-Cog (Nombramiento de objetos y dedos, Comprensión de órdenes, Capacidad constructiva, Praxia ideativa, Lenguaje oral, Dificultad en encontrar palabras en un discurso espontáneo, Comprensión del lenguaje oral), de la Prueba de Fluencia Verbal (FAS) y del Prueba de Figuras superpuestas de Poppelreuter aplicadas en los períodos pre y post-tratamiento que evaluaron los dominios estudiados en el presente trabajo. Después de realizado el protocolo de intervención, se observó una mejora significativa en el desempeño de los sujetos por medio de los instrumentos de evaluación utilizados. El abordaje terapéutico empleada se mostró un método eficaz para el tratamiento de la DA en la fase leve, actuando en el mantenimiento y preservación de las funciones cognitivas de los sujetos.

Palabras clave: Enfermedad de Alzheimer, Estimulación Transcraniana por Corriente Continua, Entrenamiento Cognitivo, Lenguaje, Praxia.

 

Referências

World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. -- Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2005.

IBGE. Instituto brasileiro de geografia e estatística. Síntese De Indicadores Sociais: Uma análise das Condições de Vida da População Brasileira 2016/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE; 2016, 146 p. (Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296; n. 36).

Aprahamian I, Martinelli JE, Yassuada MS. Doença de Alzheimer: revisão da epidemiologia e diagnóstico. Revista Brasileira de Clínica Médica; 2009, 7:27-35.

Prince M, Wilmo A, Guerchet M, Ali G, Wu Y, Prina M. World Alzheimer Report 2015. The global impact of dementia: an analysis of prevalence, incidence, cost and trends. Alzheimer's Disease International: Londres, Inglaterra; 2015.

MACHADO, JCB. Doença de Alzheimer. In: FREITAS, EV; et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006.

FORLENZA, O. V. Tratamento Farmacológico da Doença de Alzheimer. Revista de Psiquiatria Clínica; 2005, 32(3):137-148.

AISEN, P.S.; MARIN, D.B.; DAVIS, K.L. A doença de Alzheimer: perguntas e respostas. 2. ed. Atlas Medical Publishing Ltd; 2001.

Carvalho PDP, Magalhães CMC, Pedroso JS. Tratamentos não farmacológicos que melhoram a qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria; 2016, 65(4):334-339.

Bottino CMC, Carvalho IAM, Alvarez AMMA, Avila R, Zukauskas PR, Bustamante SEZ, et al. Cognitive rehabilitation in Alzheimer's disease patients: multidisciplinary team report. Arquivos de NeuroPsiquiatria; 2002, 60(1):70--79.

Boggio PS, Valasek CA, Campanhã C, Giglio AC, Baptista NI, Lapenta OM, et al. Non-invasive brain stimulation to assess and modulate neuroplasticity in Alzheimer's disease. Neuropsychological Rehabilitation; 2011, 21(5):703--716.

Cavenaghi VB, Serafim V, Devido-Santos M, Simis M, Fregni F, Gagliardi RJ. Estimulação cerebral não-invasiva na prática clínica: atualização. Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; 2013, 58:29-33.

Boggio PS, Ferrucci R, Mameli F, Martins D, Martins O, Vergari M, et al. Prolonged visual memory enhancement after direct current stimulation in Alzheimer's disease. Brain Stimulation; 2012, 5(3):223--230.

Corrêa SES, Silva DB. Abordagem cognitiva e intervenção terapêutica ocupacional com indivíduos com doença de Alzheimer. Revista Brasileira de Gerontologia; 2009, 12(3):463-474.

Golino MTS, Flores-Mendoza CE. Desenvolvimento de um programa de treino cognitivo para idoso. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro; 2016, 19(5):769-785.

Mansur LL, Carthery MT, Caramelli P, Nitrini R. Linguagem e Cognição na Doença de Alzheimer. Psicologia: Reflexão e crítica; 2005, 18(3):303-307.

Morais EJM. Alterações de linguagem na doença de Alzheimer. 2009, 75f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Fernando Pessoa, Porto. 2009.

Guimarães, RM; Cunha UGV. Sinais e sintomas em geriatria. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2004, cap. 9, 100p.

Sanvito, WL. Propedêutica neurológica básica. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2010, cap.19. p. 110-111.

Lima NMFV, Servelhere KR, Matos AR. O Perfil das Apraxias na Doença de Alzheimer. Ensaios e Ciências: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; 2012, 16(1):159-166.

Borges, SM, Aprahamian I, Radanovic M, Forlenza OV. Psicomotricidade e retrogênese: considerações sobre o envelhecimento e a doença de Alzheimer. Revista de Psiquiatria Clínica. São Paulo; 2010, 37(3):131-137.

Morris J. The Clinical Dementia Rating (CDR): current version and scoring rules. Neurology; 1993, 43(11):2412.

Schultz, RR; Siviero, MO; Bertlucci, PHF. The cognitive subscale of the “Alzheimer's Disease Assessment Scale” in a Brazilian sample. Brazilian Journal of Medical and Biological Research; 2001, 34:1295-130.

Rodrigues AB, Yamashita ET, Chiappeta ALML. Teste de fluência verbal no adulto e no idoso: verificação da aprendizagem verbal. Revista CEFAC, São Paulo; 2008 Out-Dez, 10(4):443-451.

Montiel JM, Cecato JF, Bartholomeu D, Martinelli JE. Testes do desenho do relógio e de fluência verbal: contribuição diagnóstica para o Alzheimer. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo; 2014 Jan-Abr, 16(1):169-180.

Sells R, Larner AJ. The Poppelreuter figure visual perceptual function test for dementia diagnosis. Progress in Neurology and Psychiatry; 2011, p. 17-21.

Rabey JM, Dobronevsky E. Repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS) combined with cognitive training is a safe and effective modality for the treatment of Alzheimer's disease: clinical experience. Journal of Neural Transmission; 2016, 123(12):1449-1455.

Yaguello, M. Alice no país da linguagem. Lisboa: Editora Estampa; 1997.

Birks J. Cholinesterase inhibitors for Alzheimer's disease. Cochrane Data base Syst Rev; 2006, (1):CD005593.

Andrade SM, Mendonça CTPL, Pereira TCL, Fernandez-Calvo B, Araújo RCN, Alves NT. Adjuvant transcranial direct current stimulation for treating Alzheimer's disease: A case study. Dementia e Neuropsychologia; 2016 Abr-Jun, 10(2):156-159.

Hsu WY, Ku Y, Zanto TP, Gazzaley A. Effects os noninvasive brain stimulation on cognitive function in healthy aging and Azheimer's disease: a sistematic review and meta-analysis. Neurobiology of aging; 2015, 36(8):2348-2359.

Downloads

Publicado

01-11-2017

Edição

Seção

Artigo Original