Um brinde à diversidade! / A toast to diversity!

Autores

  • Ana Paula Martins Cazeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Victor Augusto Cavaleiro Corrêa Universidade Federal do Pará, UFPA
  • Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto11647

Palavras-chave:

Conhecimento, Prática profissional, Terapia Ocupacional.

Resumo

Pensar o fazer humano em Terapia Ocupacional é caminhar por um território de diversidades. Conceitos e opiniões ora se complementam ora nem tanto, divergindo entre os terapeutas que se lançam à tentativa de explicar esta relação. Anos de história se passaram e vimos a emergência de questionamentos e inquietações acerca de como e onde temos ancorado nossa Terapia Ocupacional. Ao comemorarmos o centenário da Terapia Ocupacional, recordamos os referenciais teórico-metodológicos que nortearam e norteiam as práticas profissionais nos diferentes contextos. Sendo os terapeutas ocupacionais defensores do respeito às diferenças, convidamos a todos para um brinde à diversidade!

 

To think about human doing in Occupational Therapy is to walk through a territory of diversities. Concepts and opinions now complement each other, not so much, diverging among the therapists who try to explain this relationship. Years of history have passed and we have seen the emergence of questions and concerns about how and where we have anchored our Occupational Therapy. As we commemorate the centennial of Occupational Therapy, we recall the theoretical and methodological references that guided and guide professional practices in different contexts. As occupational therapists advocate respect for differences, we invite everyone to a toast to diversity!

Keywords: Knowledge; Professional practice; Occupational therapy.

 

Pensar en hacer humano en Terapia Ocupacional es caminar por un territorio de diversidades. Los conceptos y las opiniones ya se complementan tanto, divergiendo entre los terapeutas que se lanzan al intento de explicar esta relación. Años de historia se pasaron y vimos la emergencia de cuestionamientos e inquietudes acerca de cómo y dónde hemos anclado nuestra Terapia Ocupacional. Al conmemoramos el centenario de la Terapia Ocupacional, recordamos los referentes teórico-metodológicos que guiaron y orientan las prácticas profesionales en los diferentes contextos. Siendo los terapeutas ocupacionales defensores del respeto a las diferencias, invitamos a todos a un brindis a la diversidad!


Palabras claves: Conocimiento; Práctica profesional; Terapia ocupacional.

Referências

Peloquin, S. Ideas directrices de los fundadores de la sociedad nacional para la promoción de la terapia ocupacional. In: Miralles, P.M.; Valverde, M.A.T. (org.). Terapia Ocupacional: uma perspectiva hostórica. 90 años después de su creación. TOG (A Coruña): APGTO, 2007, p. 135-160. Disponível em: <http://www.revistatog.com/mono/num1/mono1_esp.pdf>. Acesso em: 04/07/17.

Valdivieso, A.O. La evolución académica de la Terapia Ocupacional a lo largo de la historia. In: Miralles, P.M.; Valverde, M.A.T. (org.). Terapia Ocupacional: uma perspectiva hostórica. 90 años después de su creación. TOG (A Coruña): APGTO, 2007, p. 324-329. Disponível em: <http://www.revistatog.com/mono/num1/mono1_esp.pdf>. Acesso em: 04/07/17.

Schwartz, K.B. História e tendência da prática no tratamento da disfunção física. In: Pedretti, L.W.; Early, M.B. Terapia Ocupacional: capacidades práticas para disfunções físicas. São Paulo. Editora Roca; 2004, p. 14-19.

Cazeiro, A.P.M.; Bastos, S.M.; Santos, E.A.; Almeida, M.V.M.; Chagas, J.N.M. A Terapia Ocupacional e as Atividades da Vida Diária, Atividades Instrumentais da Vida Diária e Tecnologia Assistiva. Fortaleza. Editora ABRATO; 2011.

Francisco, B.R. Terapia Ocupacional. Campinas, SP. Editora Papirus; 1988.

Medeiros, M.H.R. Terapia Ocupacional: um enfoque epistemológico e social. São Carlos. EdUFSCAR; 2010.

Drumond, A.F. Fundamentos da Terapia Ocupacional. In: Cavalcanti, A.; Galvão, C. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan; 2007, p. 10-17.

Galheigo, S.M. A transdisciplinaridade enquanto princípio e realidade das ações de saúde. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo. 1999; 10(2/3): 49-54.

Bartalotti, C.C.; De Carlo, M.M.R.P. Perspectivas. In: De Carlo, M.M.R.P.; Bartalotti, C.C. (Orgs.) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo. Plexus; 2001, p. 173-175.

Siegmann, C. Pensar e inventar-se: Terapia Ocupacional como clínica dos afectos. [Dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2006.

Silva, C.R. As atividades como recurso para a pesquisa. Cad. Ter. Ocup. UFSCar. São Carlos. 2013; 21(3): 461-470.

Almeida, M.V.M. Corpo e arte em Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro. Editora Enelivros; 2004.

Morrison, J.R. ¿Por qué necesitamos mirar hacia atrás? Volviendo a lo esencial: Um enfoque epistemológico al “árbol de la Terapia Ocupacional”. TOG (A Coruña). Espanha. 2013; 10(18): 1-28.

Downloads

Publicado

31-07-2017