Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.

Autores

  • Ana Paula Martins Cazeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0002-0812-8987
  • José Fernando Bitencourt Lomônaco Universidade de São Paulo
  • Ana Claudia Martins Cazeiro Prefeitura Municipal de Lorena - SP

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto28572

Palavras-chave:

Formação de Conceito, Estudos de Avaliação, Paralisia Cerebral, Pré-escolar

Resumo

Objetivos: Investigar se o desempenho de crianças com e sem deficiência em testes de conceitos básicos é influenciado pelo formato da avaliação, comparando-se testes psicoeducacionais com avaliações em formato de histórias infantis. Método: Participaram 102 crianças com idades entre quatro e 13 anos - 61 com desenvolvimento típico e 41 com paralisia cerebral. Oito conceitos básicos foram avaliados por quatro instrumentos: Boehm Test of Basic Concepts (Third Edition-Preschool), Bracken Basic Concept Scale (Third Edition-Receptive) e duas histórias infantis, Feliz Aniversário e A Casa dos Bichos. Cada história foi desenvolvida em conformidade com características de um dos testes, respectivamente, como o tamanho do caderno de figuras e a disposição das alternativas. Resultados: Considerando-se todos os sujeitos, os melhores desempenhos foram obtidos na história A Casa dos Bichos (50,49% de acertos) e no teste de Bracken (50,25%), seguidos pela história Feliz Aniversário (46,20%) e pelo teste de Boehm (44,73%). Obteve-se diferença significante nas comparações entre as médias dos dois primeiros instrumentos em relação aos dois últimos. Discussão: Diferentes características dos instrumentos podem ter influenciado os resultados, como a disposição das alternativas e o domínio conceitual em que cada conceito era aplicado; o contexto da história parece ter influenciado as crianças com paralisia cerebral, cujos desempenhos foram inferiores somente no teste de Boehm. Conclusão: Embora o contexto das histórias não tenha sido relevante em todas as comparações, os resultados indicam que o desempenho das crianças varia em função do instrumento de avaliação, devendo-se considerar esse aspecto no desenvolvimento de testes de conceitos básicos.

Referências

Cazeiro APM; Lomônaco JFB. Vygotsky e sua interface com as teorias de conceitos: aproximações e distanciamentos. Psicologia Escolar e Educacional. 2016; 20(2): 367-375. DOI: 10.1590/2175-3539/2015/0202993.

Boehm AE. Boehm-3: Boehm Test of Basic Concepts (3rd ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation, 2001.

Bracken BA. Bracken Basic Concept Scale – Third Edition – Receptive. San Antonio, TX: Pearson, 2006.

Vygotsky LS. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Original publicado em 1934).

Vygotsky LS. Psicologia Pedagógica (2a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Original publicado em 1926).

Boehm AE. Assessment of Basic Relational Concepts. In: Bracken, B.A. The Psychoeducational Assessment of Preschool Children (3rd ed.). MahWah, NJ: Taylor & Francis e-Library; 2011. p.186-203.

Panter JE. Validity of the Bracken Basic Concept Scale – Revised for predicting performance on the Metropolitan Readiness Test – Sixth Edition. Journal of Psychoeducational Assessment. 2000; 18: 104-110. DOI: 10.1177/073428290001800201.

Boehm AE. Boehm-3 Preschool: Boehm Test of Basic Concepts (3rd ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation, 2001.

Boehm AE. Teste de conceitos básicos de Boehm. Rio de Janeiro: CEPA, 1977.

Cazeiro APM. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência das brincadeiras [Dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008.

Cazeiro APM; Lomônaco JFB. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência das atividades lúdicas. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2011; 24(1): 40-50. DOI: 10.1590/S0102-79722011000100006.

Aguiar JS. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola (4a ed.) Campinas, SP: Papirus, 1998.

Romeo DMM; Cioni M; Battaglia LR; Palermo F; Mazzone D. Spectrum of gross motor and cognitive functions in children with cerebral palsy: gender differences. European Journal of Paediatric Neurology. 2011; 15: 53-58. DOI: 10.1016/j.ejpn.2010.05.007.

Chen KH; Chen CY; Hsu HC; Chen CL; Lin CH; Hsieh WC; Chen CM; Hong JP Follow-up of developmental profiles in children with spastic quadriplegic cerebral palsy. Chang Gung Medical Journal. 2009; 32(6): 628-635. Disponível: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20035642.

Pfeifer LI. Comprometimento motor e aquisição de habilidades cognitivas em crianças portadoras de paralisia cerebral. Temas sobre desenvolvimento. 1997; 6: 4-13. Disponível: http://pesquisa.bvs.br/brasil/resource/pt/psi-2184.

Lamônica DAC; Vito LPM; Rouston JC; Withaker ME; Ribeiro LM. Avaliação do aspecto semântico da linguagem em paralíticos cerebrais. Salusvita. 2003; 22(2): 229-237. Disponível: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v22_n2_2003_art_04_por.pdf.

Mello CB; Muszkat M; Xavier GF; Bueno OFA. Categorization skills and recall in brain demaged children – a multiple case study. Arquivos de Neuropsiquiatria. 2009; 67(3-A): 621-625. DOI: 10.1590/S0004-282X2009000400009.

Bax M; Goldstein M; Rosenbaum P; Leviton A; Paneth N. Proposed definition and classification of cerebral palsy, April, 2005. Developmental Medicine and Child Neurology. 2005; 47: 571-576. DOI: 10.1017/S001216220500112X.

Palisano R; Rosenbaum P; Bartlett D; Livingston M. GMFCS - E & R. Gross Motor Function Classification System - Expanded and Revised. Hamilton, Canada: CanChild Centre for Childhood Disability Research, 2007.

Motta AB; Enumo SRF; Rodrigues MMP; Leite L. Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil. Interação em Psicologia. 2006; 10(1): 157-167. DOI: 10.5380/psi.v10i1.5707.

Nelson K. Language in cognitive development: emergence of mediated mind. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2002.

Eisenberg ZW. O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2011; 24(1): 80-88. DOI: 10.1590/S0102-79722011000100010.

Koerber S; Sodian B. Preschool children’s ability to visually represent relations. Developmental Science. 2008; 11(3): 390-395. DOI: 10.1111/j.1467-7687.2008.00683.x.

Lomônaco JFB; Paula FV; Mello CB; Almeida FA. Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das transformações. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2001; 17(2): 161-168. DOI: 10.1590/S0102-37722001000200008.

Harrington M; Desjardin JL; Shea LC. Relationships between early child factors and school readiness skills in young children with hearing loss. Communication Disorders Quarterly. 2009; 32(1): 50-62. DOI: 10.1177/1525740109348790.

Son SH; Morrison FJ. The nature and impact of changes in home learning environment on development of language and academic skills in preschool children. Developmental Psychology. 2010; 46(5): 1103-1118. DOI: 10.1037/a0020065.

Xiaoming L; Atkins M. Early childhood computer experience and cognitive and motor development. Pediatrics. 2004; 113(6): 1715-1722. Disponível:http://pediatrics.aappublications.org/content/113/6/1715.full.html.

Boehm AE. Assessing children’s knowledge of basic concepts. In: Reynolds CR; Kampaus PW. Handbook of psychological and educational assessment of children. Austin, TX: Psychological Corporation; 1990. p. 654-670.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Edição

Seção

Artigo Original