Juventudes no Complexo do Alemão (RJ): O que diz a literatura?/Youths in the Complexo do Alemão (RJ): What do academic literature say?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto21187

Palavras-chave:

Complexo do Alemão, Cotidiano, Favela, Juventude, Território.

Resumo

A compreensão do contexto no qual se realizam práticas profissionais é essencial para o trabalho do terapeuta ocupacional. Assim, buscando compreender o território e o público com o qual atua, o projeto de extensão “Juventude(s): intervenções de arte-cultura no território”, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresenta-se uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de apreender as produções bibliográficas acumuladas voltadas especificamente sobre a juventude moradora do Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas buscas na Web of Science, SocIndex, Scopus, Scielo e no Portal de Teses e Dissertações da CAPES, em setembro de 2017, com a combinação de descritores “Complexo do Alemão” AND “young" OR “youth”. Após a aplicação de critérios de inclusão, foram estudadas 11 publicações divididas em categorias temáticas de discussão, a saber: (1) Representação do Complexo do Alemão pela mídia; (2) As questões do território influenciando a prática de diferentes profissionais e (3) As representações dos jovens moradores do Complexo do Alemão sobre as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). Conclui-se que os textos demonstram aspectos já conhecidos acerca do cotidiano dos jovens moradores de favelas, como a influência da violência e dos estigmas relacionados àquele território. Contudo, existem outras questões importantes a serem abordadas em futuras práticas e pesquisas naquele contexto, como cultura, educação, relações sociais e territoriais, mobilidade urbana, participação política, dentre muitas outras abordagens da juventude contemporânea do Complexo do Alemão.

Abstract

Understanding the context in which professional practices are performed is essential to the work of the occupational therapist. Thus, seeking to understand the territory and the public with which it operates the extension project "Youth(s): interventions of art-culture in the territory" of the Department of Occupational Therapy of the Federal University of Rio de Janeiro, an integrative review is presented of the literature with the objective of apprehending the accumulated bibliographic productions focused specifically on the resident youth of Complexo do Alemão, in the city of Rio de Janeiro. We searched the Web of Science, SocIndex, Scopus, Scielo and the CAPES Thesis and Dissertations Portal in September 2017 with the combination of descriptors "Complexo do Alemão" AND "young" OR "youth". After the application of inclusion criteria, we studied 11 publications divided into thematic categories of discussion:  (1) Representation of the Complexo do Alemão by the media, (2) Territorial issues influencing the practice of different professionals, and (3) Representations of the young people living in the Complexo do Alemão on the UPPs (Pacifying Police Unit). The texts show that there are aspects already known about the daily lives of young people living in favelas, such as the influence of violence and stigmas related to that territory. Other important issues to be addressed in future practices and research in that context, such as culture, education, social and territorial relations, urban mobility, political participation, among many other approaches of the contemporary youth of Complexo do Alemão.

Key words: Complexo do Alemão; Every-day life; Favela; Territory; Youth.

Resumen

La comprensión del contexto en el que se realizan prácticas profesionales es esencial para el trabajo del terapeuta ocupacional. Así, comprender el territorio y el público con el que actúa el proyecto de extensión "Juventud(s): intervenciones de arte-cultura en el territorio", del Departamento de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de Río de Janeiro, se presenta una revisión integrativa de la literatura con el objetivo de aprehender las producciones bibliográficas acumuladas dirigidas específicamente sobre la juventud moradora del Complexo do Alemão, en la ciudad de Río de Janeiro. Se realizaron búsquedas en la Web of Science, SocIndex, Scopus, Scielo y en el Portal de Tesis y Disertaciones de la CAPES, en septiembre de 2017, con la combinación de descriptores "Complexo do Alemão" AND "young" OR "youth. Después de la aplicación de criterios de inclusión, se estudiaron 11 publicaciones divididas en categorías temáticas de discusión,: (1) la representación Complejo del alemán, en los medios de comunicación, (2) las cuestiones de territorio que influyen en la práctica de diferentes profesionales y (3) las representaciones de y en el caso de los jóvenes residentes del Complejo del Alemán sobre las UPP (Unidad de Policía Pacificadora), se concluye que los textos demuestran aspectos ya conocidos acerca del cotidiano de los jóvenes habitantes de favelas, como la influencia de la violencia y de los estigmas relacionados con aquel territorio. otras cuestiones importantes a ser abordadas en futuras prácticas e investigaciones en ese contexto, como cultura, educación, relaciones sociales y territoriales, movilidad urbana, participación política, entre muchos otros enfoques de la juventud contemporánea del Complexo do Alemão.

Palabras clave: Complexo do Alemão; Cotidiano; Favela; Juventud; Território.

 

 

Biografia do Autor

Monica Villaça Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional - UFRJ

Doutoranda em Terapia Ocupacional - UFSCar

Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Saúde Pública.

Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, Brasil.

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Publicado

10-08-2019

Edição

Seção

Artigo de Revisão