Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto40654

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Saúde, Educação, Cultura,

Resumo

Contextualização: A Pandemia da COVID-19 impactou diversos aspectos sociais, incluindo as atividades acadêmicas como os estágios obrigatórios. Processo de intervenção/acompanhamento: A prática analisada ocorreu durante as atividades de estágio obrigatório e teve como objetivo descrever os telemonitoramentos realizados pelas estagiárias para os atendimentos aos pacientes da Clínica Escola de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala. Análise crítica da prática: O contexto suscitou mudanças complexas nas práticas de estágio, o que propiciou a ampliação de estratégias e recursos utilizados, bem como favoreceu a formação profissional ética, científica e humanizada. Síntese das considerações: O telemonitoramento foi um dos meios utilizados para promover a participação social dos pacientes e minimizar impactos do isolamento social. 

Palavras-chave: Telemonitoramento. Terapia Ocupacional. Pandemia. COVID-19. Estágio Clínico. 


Abstract
Contextualization: The COVID-19 Pandemic impacted several social aspects, including academic activities such as mandatory internships. Intervention Process/ follow-up: The practice analyzed occurred during the mandatory internship activities and aimed to describe the telemonitoring performed by the interns for the care of patients at the Clinical School of Occupational Therapy at Faculdade Guilherme Guimbala. Critical analysis of the practice: The context brought about complex changes in internship practices, which led to the expansion of strategies and resources used, as well as favoring ethical, scientific and humanized professional training. Summary of the considerations: Telemonitoring was one of the means used to promote patients' social participation and minimize the impacts of social isolation.

Keywords: Telemonitoring. Occupational Therapy. Pandemics. COVID-19. Clinical Clerkship. 

 

Resumen

Contextualización: La pandemia COVID-19 afectó varios aspectos sociales, incluidas actividades académicas como pasantías obligatorias. Proceso de Intervención: La práctica analizada tuvo lugar durante las actividades de prácticas obligatorias y tuvo como objetivo describir el telemonitoreo realizado por los internos para la atención de pacientes de la Escuela Clínica de Terapia Ocupacional de la Faculdade Guilherme Guimbala. Análisis crítico de la práctica: El contexto provocó cambios complejos en las prácticas de pasantías, que llevaron a la expansión de estrategias y recursos utilizados, además de favorecer la formación profesional ética, científica y humanizada. Síntesis de las consideraciones: La telemonitorización fue uno de los medios utilizados para promover la participación social de los pacientes y minimizar los impactos del aislamiento social.

Palabras clave: Telemonitorización. Terapia Ocupacional. Pandemias. COVID-19. Prácticas Clínicas. 

Biografia do Autor

Sabrina Luana Pereira, Faculdade Guilherme Guimbala

Terapeuta Ocupacional, Mestra em Saúde Mental. Docente da Faculdade Guilherme Guimbala.

Referências

American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo - 3ª ed. traduzida. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(esp), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49

Associação Cultural de Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná – ACTOEP. (2020). Orientações práticas para rotinas saudáveis: aprendendo a lidar com as mudanças de rotina devido ao COVID-19. ACTOEP. Acesso em 05 jan 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/abratopr/

Brasil. Casa Civil. Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 100, 26 maio 2017a, Seção 1, p. 3.

Brasil. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.

Conselho Federal de Fisioterapia e terapia Ocupacional (Coffito). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF; 2020. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825

Cordeiro, JR. Validade transcultural da lista de papéis ocupacionais para portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica. (2005). [Dissertação, Universidade Federal de São Paulo]. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20599

Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em terapia ocupacional. Brasília, DF: MEC; 2002. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES062002.pdf

Nichols, Michael P., Schwartz, Richard. (2007). Terapia Familiar: Conceitos e métodos. 7ª ed. Artmed.

Occupational Therapy Australia – OTA. (2020). Normal life has been disrupted: managing the disruption caused by COVID-19. OTA. https://otaus.com.au/publicassets/af469002-6f6a-ea11-9404-005056be13b5/OT%20Guide%20COVID-19%20March%202020.pdf

Oliveira, A. S. (1995) Adequação e estudo de validade e fidedignidade da Escala Interativa de Observação de Pacientes Psiquiátricos Internados às Situações de Terapia Ocupacional. [Dissertação, Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35973

Suzana de Souza Moura, M., & Giannella, V. (2017). A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, 6(1), 9–24. https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739

Downloads

Publicado

01-02-2022

Edição

Seção

Análise da Prática