Terapia Ocupacional e prescrição de cadeira de rodas: proposta de fluxograma de prescrições com base na revisão narrativa/Occupational Therapy and wheelchair prescription: proposal for a prescription flow chart based on narrative review

Autores

  • Vanessa Machado Gonçalves Terapeuta Ocupacional graduada no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5191-7519
  • Camila Barros de Miranda Moram Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9563-9437
  • Fernanda de Sousa Marinho Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4001-8294

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto43657

Palavras-chave:

Cadeiras de rodas. Equipamentos de autoajuda. Terapia ocupacional.

Resumo

Introdução: A cadeira de rodas faz parte do arsenal de recursos da tecnologia assistiva, sendo um equipamento que auxilia a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida. Pode ser obtida de várias maneiras e, como resultado, clientes, provedores e pagadores podem não estar totalmente cientes ou bem familiarizados com o que é necessário para a combinação mais adequada entre a pessoa, o equipamento e o ambiente. Objetivos: Analisar o que há publicado sobre a prescrição de cadeira de rodas, sintetizar/organizar as orientações deste levantamento e propor um fluxograma de orientações para prescrição. Método: Este estudo foi elaborado por meio de uma perspectiva qualitativa do tipo exploratória-descritiva, sendo realizado levantamento e análise bibliográfica não sistemática sobre prescrição de cadeira de rodas e terapia ocupacional. Resultados e Discussão: Foram levantadas e analisadas publicações que abordavam sobre os tipos de cadeiras de rodas, sobre a avaliação e orientações para a prescrição de cadeira de rodas. As orientações deste levantamento e análise bibliográfica foram sintetizadas e organizadas e foi proposto um fluxograma, visando auxiliar os terapeutas ocupacionais no momento da prescrição. Conclusão: A ideia central do artigo foi elaborar um panorama sobre os conceitos e apresentar as noções básicas que envolvem a prescrição de cadeira de rodas. Essas informações podem servir como passos iniciais necessários para esta intervenção com diferentes clientes. Defende-se, assim, maior engajamento dos terapeutas ocupacionais nesta prática.

Palavras-chave: Cadeiras de rodas. Equipamentos de autoajuda. Terapia Ocupacional

 

Abstract

Introduction: The wheelchair is part of the arsenal assistive technology resources, as an equipment that helps the mobility of people with reduced mobility. It can be obtained in a variety of ways, and as a result, customers, providers and payers may not be fully aware or well acquainted with what is needed for the most suitable combination of the person, the equipment and the environment. Objectives: Analyze what has been published about wheelchair prescription, synthesize/organize the guidelines of this survey and propose a flowchart of guidelines for prescription.Method: This is an Integrative Literature Review, made by using the key descriptors “Occupational Therapy”, “Aged” and “Primary Health Care”. Results and discussion: This study was developed through a qualitative perspective of the exploratory-descriptive type, with a non-systematic bibliographic survey and analysis on wheelchair prescription and occupational therapy. Conclusion: The central idea of this article was elaborate an overview of the concepts and present the basic notions that involve wheelchair prescription. This information can serve as the necessary initial steps for this intervention with different clients. So, defending a bigger engagement from the occupational therapists on this pratical.

Keywords: Wheelchairs. Self-help devices. Occupational Therapy

 

Resumen

Introdución: La silla de ruedas forma parte del arsenal de recursos de tecnología asistencial, siendo un dispositivo que ayuda a la movilidad de las personas con movilidad reducida. Puede obtenerse de varias formas y, como resultado, es posible que los clientes, proveedores y pagadores no sean plenamente conscientes o no estén bien familiarizados con lo que se necesita para la combinación más adecuada de la persona, el equipo y ambiente. Meta: Analizar lo publicado sobre prescripción de sillas de ruedas, sintetizar/organizar las pautas de esta encuesta y proponer un diagrama de flujo de pautas de prescripción. Metodo: Este estudio se realizó a través de una perspectiva cualitativa de tipo exploratorio-descriptivo, con un levantamiento bibliográfico no sistemático y análisis de prescripción de sillas de ruedas y terapia ocupacional. Resultados y Discussión: Se plantearon y analizaron publicaciones que abordaban los tipos de sillas de ruedas, la evaluación y las pautas para la prescripción de sillas de ruedas. Se sintetizaron y organizaron los lineamientos de esta encuesta y análisis bibliográfico y se propuso un diagrama de flujo, con el objetivo de ayudar a los terapeutas ocupacionales en el momento de la prescripción. Conclusión: La idea central del artículo fue elaborar una descripción general de los conceptos y presentar las nociones básicas que involucran la prescripción de sillas de ruedas. Esta información puede servir como los pasos iniciales necesarios para esta intervención con diferentes clientes. Por tanto, se aboga por un mayor compromiso de los terapeutas ocupacionales en esta práctica.

Palabras clave: Silla de ruedas. Dispositivos de autoayuda. Terapia Ocupacional

Biografia do Autor

Vanessa Machado Gonçalves, Terapeuta Ocupacional graduada no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil.

Terapeuta Ocupacional graduada no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil.

Camila Barros de Miranda Moram, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil.

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil.

Fernanda de Sousa Marinho, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil.

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, UFRJ. Rio de Janeiro – Brasil.

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Publicado

22-05-2022

Edição

Seção

Artigo de Revisão