Avaliação funcional do desenvolvimento psicomotor e ambiente familiar de crianças com síndrome de down/ Functional assessment of psychomotor development and family environment of children with down syndrome

Autores

  • Maria Natália Santos da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Karine Morgana Batista Santos
  • Lais Melo Andrade
  • Aristela de Freitas Zanona

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4818

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Desempenho psicomotor, Síndrome de Down.

Resumo

O desenvolvimento infantil abrange modificações no plano motor, intelectual, emocional e social. Nesse sentido, a síndrome de Down (SD) é uma condição genética reconhecida há mais de um século, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência intelectual, podendo afetar também o desenvolvimento motor da criança, devido às características musculares (hipotonia) e articulares (grande amplitude de movimento) inerentes a esta síndrome. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento funcional, psicomotor e o ambiente familiar de crianças com síndrome de Down. Trata-se de um estudo exploratório, com caráter descritivo e delineamento transversal, realizado com crianças na faixa etária de 6 meses a 7 anos, em que foram utilizadas três avaliações: a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e o Home Observation for the Measurement of the Environment (HOME). Foi observado, quanto ao desenvolvimento motor, que as crianças apresentaram resultados muito baixos, assim como em sua funcionalidade; já na avaliação do ambiente familiar, foi constatado que os estímulos que essas crianças recebiam eram medianos. Os achados reforçam a importância da estimulação precoce em crianças com SD, visto que estas possuem potencial para se desenvolver com qualidade.


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Publicado

29-04-2017

Edição

Seção

Artigo Original