Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto49232

Palavras-chave:

Ensino Online, Terapia Ocupacional, Aprendizagem, COVID-19.

Resumo

Introdução: O convívio direto entre os profissionais de Terapia Ocupacional e os seus clientes é essencial para uma maior eficácia nas intervenções e no alcance do objetivo traçado, sendo as aulas práticas e os estágios presenciais de extrema importância para o aluno de graduação. Todavia, em 2020, devido à pandemia da COVID-19, as universidades se adaptaram ao ensino remoto/não presencial, evidenciando diversas barreiras e desafios. Objetivo: Avaliar os impactos, positivos e negativos, da implementação do ensino remoto/não presencial, devido à pandemia da COVID-19, e suas possíveis implicações futuras, através da percepção de docentes e discentes dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional de universidades brasileiras públicas e privadas. Método: Estudo exploratório por meio de levantamento de dados, com abordagem quantitativa, utilizando formulário desenvolvido por meio do aplicativo de Formulário Google®, enviado às instituições de ensino superior, autorizadas pelo Ministério da Educação, que oferecem o curso de bacharelado em Terapia Ocupacional no Brasil. Os dados foram contabilizados, analisando as concepções e opiniões dos participantes em relação aos impactos gerados pela pandemia no ensino e aprendizagem.  Resultados: Foram contatadas 32 universidades, sendo obtidas respostas de 21 instituições, sendo 16 universidades públicas e 5 universidades privadas, contando com 216 participantes, sendo 178 discentes e 38 docentes. Conclusão: Foi possível concluir que o ensino remoto, apesar de ser uma boa estratégia para a oferta de ensino de maneira emergencial, não é o suficiente para abarcar todas as necessidades que o curso de Terapia Ocupacional demanda.

Palavras-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem. COVID-19

 

Abstract

Introduction: The interaction between occupational therapy professionals and their clients is essential considering greater effectiveness in interventions and achieving the established objective; in this way, practical classes and internships are vital for undergraduate students. However, in 2020, due to the COVID-19 pandemic, the universities have readapted, since then, to remote teaching/non-classroom teaching, highlighting several obstacles and challenges. Objective: To assess the negative and positive impacts of the remote teaching/non-classroom teaching implementation due to the COVID-19 pandemic, and their possible future implications, through the perception of professors and students in undergraduate courses of Occupational Therapy at Brazilian public and private universities. Method: Exploratory study through data collection with quantitative character, by applying a questionnaire developed through Google Forms® applicative and sent to higher education institutions authorized by the Ministry of Education, which offers the bachelor's degree in Occupational Therapy in Brazil. The data were analyzed to understand the participants' conceptions and opinions related to the impacts caused by the pandemic on teaching and learning. Results: Of the 32 universities contacted, we obtained 21 responses, which were 16 public universities and 5 private universities, with 216 participants, which were 178 students and 38 professors. Conclusion: It was possible to conclude that despite being an excellent strategy to provide education in an emergency way, remote teaching is not enough to cover all the needs that the Occupational Therapy course requires.

Keywords: Online Education. Occupational Therapy. Learning. COVID-19

 

Resumen

Introducción: La interacción directa entre los profesionales de la Terapia Ocupacional y sus clientes es fundamental para una mayor efectividad en las intervenciones y el logro del objetivo establecido, siendo las clases prácticas y las prácticas presenciales de suma importancia para los estudiantes de pregrado. Sin embargo, en 2020, debido a la pandemia de COVID-19, las universidades se adaptaron a la enseñanza remota/fuera del sitio, evidenciando varias barreras y desafios. Objetivo: Evaluar los impactos, positivos y negativos, de la implementación de la enseñanza a distancia/fuera del sitio, debido a la pandemia COVID-19, y sus posibles implicaciones futuras, a través de la percepción de profesores y estudiantes de carreras de grado en Terapia Ocupacional en Universidades brasileñas públicas y privadas. Método: Estudio exploratorio mediante recolección de datos, con enfoque cuantitativo, utilizando un formulario desarrollado a través de la aplicación Formulario Google®, enviado a instituciones de educación superior, autorizadas por el Ministerio de Educación, que ofrecen la carrera de Licenciatura en Terapia Ocupacional en Brasil. Se contabilizaron los datos, analizando las concepciones y opiniones de los participantes sobre los impactos generados por la pandemia en la enseñanza y el aprendizaje. Resultados: Se contactó con 32 universidades, con respuestas obtenidas de 21 instituciones, 16 universidades públicas y 5 universidades privadas, con 216 participantes, 178 estudiantes y 38 docentes.  Conclusión: Se pudo concluir que la enseñanza a distancia, a pesar de ser una buena estrategia para brindar docencia de manera urgente, no es suficiente para cubrir todas las necesidades que demanda el curso de Terapia Ocupacional.

Palabras clave: Enseñanza en línea. Terapia Ocupacional. Aprendizaje. COVID-19

Biografia do Autor

Ana Beatriz dos Santos Gomes, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil

Graduanda de Terapia Ocupacional

Gabriela Massaro Ribeiro da Silva, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil

Graduanda de Terapia Ocupacional

Gabriela Pissante Cardoso, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil

Graduanda de Terapia Ocupacional

Patrícia Carla de Souza Della Barba, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil

Docente da UFSCar

Jair Lício Ferreira Santos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professor Sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Luzia Iara Pfeifer, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP)

Terapeuta Ocupacional. Professora Sênior no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeira o Preto da USP, Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

13-08-2022

Edição

Seção

Artigo Original