Intervenção terapêutica ocupacional em paciente com Mielorradiculopatia: relato de caso em estágio obrigatório/ Occupation therapeutic intervention in patient with Myelorradiculopathy: a case report in mandatory internship

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto50168

Palavras-chave:

Assistência Ambulatorial. Neuropatologia. Terapia Ocupacional

Resumo

Contextualização: Descreve relato de caso com mielorradiculopatia atendido no ambulatório de Terapia Ocupacional de um hospital universitário em Recife. Processo de intervenção/acompanhamento: As intervenções tiveram como objetivos: melhorar funções e habilidades motoras (força, alcance, coordenação motora) necessárias na alimentação e em outras ocupações onde o paciente apresentava dificuldade; e estimular a autoconfiança e a consciência de que o paciente é parte essencial do processo terapêutico. Análise crítica da prática: A construção do raciocínio clínico baseada no modelo biopsicossocial favorece a ampliação do olhar para a complexidade do sujeito e percepção de sua evolução. A evolução do caso não foi apenas quantitativa, mas também qualitativa, que pôde ser observada tanto pelo discurso do paciente quanto pela mudança de desempenho ocupacional. Síntese das considerações: O estágio obrigatório possibilitou a imersão na prática da Terapia Ocupacional, por meio da construção do raciocínio clínico e intervenção que considera o sujeito como ser integral. 

Palavras-chave: Assistência Ambulatorial. Neuropatologia. Terapia Ocupacional

 

Abstract
Background: Describes a case report experienced at the Occupational Therapy outpatient clinic of a university hospital in Recife. Intervention/follow-up process: The interventions were aimed at: improving motor functions and skills (strength, reach, motor coordination) necessary for eating and in other occupations where the patient had difficulty; and to stimulate self-confidence and awareness that it is an essential part of the therapeutic process. Critical analysis of practice: The construction of clinical reasoning based on the biopsychosocial model favors the expansion of the look at the subject's complexity and perception of its evolution. The evolution of the case is not only quantitative, but also qualitative, which could be observed both in the patient's speech and in his change in occupational performance. Summary of considerations: The mandatory internship enabled the immersion in the practice of Occupational Therapy, through the construction of clinical reasoning and intervention that considers the subject as an integral being.

Keywords: Ambulatory Care. Neuropathology. Occupational Therapy.

 

Resumen

Antecedentes: describe un caso clínico vivido en la consulta externa de Terapia Ocupacional de un hospital universitario em Recife. Proceso de intervención/seguimiento: Las intervenciones estaban dirigidas a: mejorar las funciones y habilidades motoras (fuerza, alcance, coordinación motora) necesarias para comer y en otras ocupaciones donde el paciente tenía dificultad; y estimular la autoconfianza y la conciencia de que es parte esencial del proceso terapéutico. Análisis crítico de la práctica: La construcción del razonamiento clínico a partir del modelo biopsicosocial favorece la ampliación de la mirada sobre la complejidad del sujeto y la percepción de su evolución. La evolución del caso no es solo cuantitativa, sino también cualitativa, lo que se pudo observar tanto en el habla del paciente como en su cambio en el desempeño ocupacional. Resumen de consideraciones: La pasantía obligatoria posibilitó la inmersión en la práctica de la Terapia Ocupacional, mediante la construcción del razonamiento clínico y la intervención que considera al sujeto como un ser integral.

Palabras clave: Atención Ambulatoria. Neuropatología. Terapia Ocupacional

Referências

Barba, P.C.S.D. Silva, R.F. Joaquim, R.H.V.T. Brito, C.M.D. (2012). Formação inovadora em Terapia Ocupacional. Comunicação saúde educação, 16(42):829-42. https://www.scielo.br/j/icse/a/WHZg6PqbJP7gmVrNg5Fc6gc/?lang=pt&format=pdf

Beutel, P.S., Lourenço, G.F., Marcolino, T.Q. (2017). Ensino e aprendizagem da prática profissional: o caso dos supervisores de estágio do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Rev Ter Ocup Univ São Paulo, 28(1):27-35. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p27-35

Felix, J.B., Lima, A.C.D. (2020). Perspectivas sobre o uso da análise da atividade na Terapia Ocupacional: um estudo com preceptores. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup., 4(6): 933-949. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35442

Figueiredo, M.O., Gomes, L.D., Silva, C.R, Martinez, C.M.S. (2020). A ocupação e a atividade humana em terapia ocupacional: revisão de escopo na literatura nacional. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(3):967-982. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1858

Pastore, M.D.N. (2018). Processos de formação e cenários de ensino-aprendizagem: discussão sobre práticas em saúde e educação em serviço no curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP. Cad. Bras. Ter. Ocup., 26(2):431-441. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1072

Vasconcelos, C.R, Ferreira, A.I.S., Nascimento, M.J.G., Lima, M.M.A., Cavalcanti, M.M.J., Melo, P.V.S. (2021). Modelo biopsicossocial como norteador do raciocínio clínico: relato de experiência. Revista CIF Brasil, 13(1):5-19. https://doi.org/10.4322/CIFBRASIL.2021.003

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Análise da Prática