Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto55664Palavras-chave:
Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesResumo
Objetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades
Abstract
Aim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.
Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities.
Resumen
Objetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.
Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades.
Referências
Alcântara, A. C. F., Carvalho, C. D., Morais, H. K. S., Medeiros, N.M.S., Freitas, D. D., Silva, N. M., Lima, B. A. G., Lima, D. S., Braga, I. F., Araújo, K. F., & Pereira, B. P. (2022). “Bem-vindo(a) ao meu Timbó”: intervenções urbanas e arte pública com jovens de uma comunidade em João Pessoa. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 6(3), 1065-74. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto53309
Brasil. (2012). Lei n.12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.
Campus de Lagarto conta com escadaria decorada com participação da comunidade acadêmica (2022, dezembro 8). Portal UFS. Recuperado em janeiro 25, 2023, em https://www.ufs.br/conteudo/70874-campus-de-lagarto-conta-com-escadaria-decorada-com-participacao-da-comunidade-academica
Duque, A. M., Hiratuka-Soares, E., Silva, L. G., Andrade, F.L., & Souza, M.B.C.A. (2021). Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 3(5), 457-70. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41765
Hiratuka-Soares, E., Duque, A. M., Andrade, F. L., Silva, M. N. S., Menta, S. A.; Soares, T. B. A. (2014) Metodologias ativas como estratégia de ensino: experiência da Terapia Ocupacional da UFS. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 22(1).
Mesquita, D. A. K., Tempski, P. Z., Maia, F. M., Cunha, T. S. L., Paiva, L. B., Baquit, M. P., Correa, F. V., & Giaxa, R. R. B. (2022). Belas artes para estudantes de medicina: motivando debates transformadores. Revista de Medicina, 101(2), e-189268. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v101i2e-189268
Mitre, S. M., Siqueira-Batista, R., Girardi-de-Mendonça, J. M., Morais-Pinto, N. M., Meirelles, C. A. B., Pinto-Porto, C., Moreira, T., & Hoffmann, L. M. A. (2008). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências & saúde coletiva, 13(2), 2133-44. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.
Neves, P. S. C., Faro, A., & Schmitz, H. (2016). As ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online], 24(90), p.127-60. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100006.
Saraiva, L. A. S., & Nunes, A. S. (2011). A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista de Administração Pública, 45(4), 941-64. https://doi.org/10.1590/S0034-76122011000400003
Universidade Federal de Sergipe – UFS. (2019). Resolução n.31/2019/CONEPE. Regulamenta o Vestibular para o ingresso nos cursos de graduação da UFS para os Campi Professor Antônio Garcia Filho e do Sertão. Serviço Público Federal, Ministério da Educação, Universidade Federal de Sergipe, Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – CONEPE.
Vieira, M. N. C. M., & Panúncio-Pinto, M. P. (2015). A Metodologia da Problematização como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto), 48(3), 241-8. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p241-248
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.