Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
DOI :
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto55664Mots-clés :
Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesRésumé
Objetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades
Abstract
Aim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.
Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities.
Resumen
Objetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.
Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades.
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