Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto55664

Mots-clés :

Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades

Résumé

Objetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.

Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades


Abstract

Aim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.

Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities.

 

 

Resumen

Objetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.

Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades.

Bibliographies de l'auteur-e

Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe (SE)

Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017) e Doutorado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). É Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e desenvolve estudos principalmente sobre: precarização do trabalho; trabalho informal; uberização do trabalho; saúde mental e trabalho; saúde do trabalhador; Terapia Ocupacional e trabalho; políticas públicas de saúde voltadas a população LGBTQIA+. 

 

Andrezza Marques Duque, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto). Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2007). Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva (PPGISC/UFPE 2011) e Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFS 2019). Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath - Adulto e é especialista profissional em Terapia Ocupacional em Gerontologia. Foi Professora Auxiliar 1 do Curso de Terapia Ocupacional/UFPE (2010/2011). Tem interesse nos seguintes temas: Saúde Pública; Epidemiologia; Análise Espacial; Saúde do Idoso e Envelhecimento e sua interface com a Terapia Ocupacional.

Références

Alcântara, A. C. F., Carvalho, C. D., Morais, H. K. S., Medeiros, N.M.S., Freitas, D. D., Silva, N. M., Lima, B. A. G., Lima, D. S., Braga, I. F., Araújo, K. F., & Pereira, B. P. (2022). “Bem-vindo(a) ao meu Timbó”: intervenções urbanas e arte pública com jovens de uma comunidade em João Pessoa. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 6(3), 1065-74. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto53309

Brasil. (2012). Lei n.12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

Campus de Lagarto conta com escadaria decorada com participação da comunidade acadêmica (2022, dezembro 8). Portal UFS. Recuperado em janeiro 25, 2023, em https://www.ufs.br/conteudo/70874-campus-de-lagarto-conta-com-escadaria-decorada-com-participacao-da-comunidade-academica

Duque, A. M., Hiratuka-Soares, E., Silva, L. G., Andrade, F.L., & Souza, M.B.C.A. (2021). Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 3(5), 457-70. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41765

Hiratuka-Soares, E., Duque, A. M., Andrade, F. L., Silva, M. N. S., Menta, S. A.; Soares, T. B. A. (2014) Metodologias ativas como estratégia de ensino: experiência da Terapia Ocupacional da UFS. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 22(1).

Mesquita, D. A. K., Tempski, P. Z., Maia, F. M., Cunha, T. S. L., Paiva, L. B., Baquit, M. P., Correa, F. V., & Giaxa, R. R. B. (2022). Belas artes para estudantes de medicina: motivando debates transformadores. Revista de Medicina, 101(2), e-189268. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v101i2e-189268

Mitre, S. M., Siqueira-Batista, R., Girardi-de-Mendonça, J. M., Morais-Pinto, N. M., Meirelles, C. A. B., Pinto-Porto, C., Moreira, T., & Hoffmann, L. M. A. (2008). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências & saúde coletiva, 13(2), 2133-44. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.

Neves, P. S. C., Faro, A., & Schmitz, H. (2016). As ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online], 24(90), p.127-60. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100006.

Saraiva, L. A. S., & Nunes, A. S. (2011). A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista de Administração Pública, 45(4), 941-64. https://doi.org/10.1590/S0034-76122011000400003

Universidade Federal de Sergipe – UFS. (2019). Resolução n.31/2019/CONEPE. Regulamenta o Vestibular para o ingresso nos cursos de graduação da UFS para os Campi Professor Antônio Garcia Filho e do Sertão. Serviço Público Federal, Ministério da Educação, Universidade Federal de Sergipe, Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – CONEPE.

Vieira, M. N. C. M., & Panúncio-Pinto, M. P. (2015). A Metodologia da Problematização como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto), 48(3), 241-8. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p241-248

Téléchargements

Publié-e

2023-03-07

Numéro

Rubrique

Imagens para Capa da Revista