Crianças venezuelanas refugiadas no território de Valparaíso de Goiás - GO: ações da terapia ocupacional social/Venezuelan refugee children in the territory of Valparaiso de Goiás - GO: social occupational therapy actions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto58491

Palavras-chave:

Refugiados. Proteção da Criança. Terapia Ocupacional.

Resumo

Contextualização: Trata-se da descrição e análise de intervenções realizadas junto a crianças venezuelanas por meio de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) do Valparaíso de Goiás – GO, e que estavam vinculadas ao projeto de extensão Laboratório Metuia Cerrado: Grupo de estudos e práticas em Terapia Ocupacional Social, da Universidade de Brasília. Processo de Intervenção: Foram realizadas Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos com crianças de 8 a 12 anos de idade, e sensibilização da equipe profissional da ESF, além de momento informais de circulação no território. Análise crítica da prática: As intervenções fizeram emergir temas que envolveram a busca por cidadania, desafios de inserção social e sentimentos de medo, saudade e esperança, ao passo em que reforçaram a importância destas ações para a promoção da participação social e do exercício da cidadania. Síntese das considerações: Realizar novas experiências em relação a esse tema podem fortalecer a existência desses sujeitos.

Palavras-chave: Refugiados. Proteção da Criança. Terapia Ocupacional

Abstract

Background: This is the description and analysis of interventions carried out with Venezuelan children through a Family Health Strategy (FHS) of Valparaíso de Goiás – GO, and which were linked to the extension project Metuia Cerrado Laboratory: Group of studies and practices in Social Occupational Therapy, of the University of Brasília. Intervention Process: Workshops on Activities, Dynamics and Projects were held with children from 8 to 12 years of age, and sensitization of the professional team of the FHS, in addition to informal moments of circulation in the territory. Critical analysis of practice: The interventions brought out themes that involved the search for citizenship, challenges of social insertion and feelings of fear, longing and hope, while reinforcing the importance of these actions for the promotion of social participation and the exercise of citizenship. Synthesis of considerations: Conducting new experiences in relation to this theme can strengthen the existence of these subjects.

Key words: Refugees. Child Welfare. Occupational Therapy

Resumen

Contextualización: Esta es la descripción y análisis de las intervenciones realizadas con niños venezolanos a través de una Estrategia de Salud de la Familia (ESF) de Valparaíso de Goiás – GO, y que fueron vinculadas al proyecto de extensión Laboratorio Metuia Cerrado: Grupo de estudios y prácticas en Terapia Ocupacional Social, de la Universidad de Brasilia. Proceso de Intervención: Se realizaron Talleres sobre Actividades, Dinámicas y Proyectos con niños de 8 a 12 años de edad, y sensibilización del equipo profesional de la ESF, además de momentos informales de circulación en el territorio. Análisis crítico de la práctica: Las intervenciones pusieron de manifiesto temas que involucraron la búsqueda de ciudadanía, desafíos de inserción social y sentimientos de miedo, anhelo y esperanza, al tiempo que reforzaron la importancia de estas acciones para la promoción de la participación social y el ejercicio de la ciudadanía. Síntesis de consideraciones: La realización de nuevas experiencias en relación con este tema puede fortalecer la existencia de estos sujetos. 

Palabras clave: Refugiados. Protección a la Infancia. Terapia Ocupacional

Biografia do Autor

Larissa Rodrigues da Silva, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Ceilândia, DF, Brasil.

Terapeuta Ocupacional pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB).

Magno Nunes Farias, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Ceilândia, DF, Brasil.

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação pela Universidade do Goiás e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor adjunto do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB).

Sarah Raquel Almeida Lins, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Ceilândia, DF, Brasil.

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Terapia Ocupacional e Doutora em Educação Especial, ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB).

Referências

Barros, D. D. (2004). Terapia ocupacional social: o caminho se faz ao caminhar. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 15(3), 90-97. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i3p90-97

Custódio, A. V., & Cabral, J. (2021). O trabalho infantil de migrantes e refugiados no Brasil. Revista de Direito Internacional, 18(1), 216-241. http//doi.org/10.5102/rdi.v18i1.7116

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Hahn, E. C., & Valdez, M. E. B. (2020). Cuando yo salí de casa / Quando eu saí de casa. Even3 Publicações.

Lopes, R. E., Malfitano, A. P. S., Silva, C. R., & Borba, P. L. D. O. (2014). Recursos e tecnologias em Terapia Ocupacional Social: ações com jovens pobres na cidade. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 22(3), 591-602. https://doi.org/10.4322/cto.2014.081

Niegray, J. A. L. (2018). Venezuela da riqueza dos petrodólares ao desastre humanitário. Curitiba. http://www.centralpress.com.br/artigo-venezuela-da-riqueza-dos-petrodolares-ao desastre-humanitario/

Organização das Nações Unidas - UNU (Brasil). Qual a diferença entre refugiados e migrantes. [S. l.], 2017. https://nacoesunidas.org/qual-a-diferenca-entrerefugiados-migrantes/

Raffoul, J. (2020). A (in) observância dos direitos das crianças refugiadas venezuelanas em Roraima. Brazilian Journal of International Relations, 9(2), 374-404. https://doi.org/10.36311/2237-7743.2020.v9n2.p374-404

Downloads

Publicado

15-08-2023