Outros comuns: memórias de seis anos de extensão na Pequena África

Other commons: memories of six years of extension in little Africa

Autores

  • Renata Caruso Mecca Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ)
  • Roberta Pereira Furtado da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Realengo https://orcid.org/0000-0002-2132-1829

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64622

Palavras-chave:

Arte, cultura, direitos culturais, terapia ocupacional, Território, População Negra

Resumo

Resumo: Introdução: O projeto Outros Comuns visa a criação de espaços de convivência, produção, difusão e fruição das expressões culturais entre as diferentes culturas e indivíduos, e prioriza a participação de grupos vulnerabilizados em um museu de território, estimulando o exercício da cidadania cultural. Objetivos: Acompanhar o desenvolvimento das ações do projeto e descrever as metodologias empregadas e seus efeitos na construção de redes com equipamentos de saúde e cultura e coletivos artísticos; no pertencimento étnico-racial; e na participação sociocultural de diversos grupos no território da Pequena África. Metodologia: Pesquisa documental realizada através da cartografia das memórias de seis anos do projeto registradas em relatórios e produções acadêmicas. Resultados: Enfocam a criação coletiva e itinerante de um mapa do território através das referências culturais inventariadas pelos grupos e o desdobramento para sua participação no museu; a composição com coletivos do Morro da Providência na produção de um vídeo-animação com narrativas e desenhos de crianças sobre o morro; e o desenvolvimento de uma oficina de arte para crianças no museu com inspiração em artistas negros da região e expressões da cultura afro-brasileira. Discussão: As pistas sobre os efeitos das ações incluem: a disputa de narrativas e a possibilidade de ouvir, lembrar e recriar memórias desse território; a co-criação e o cuidado mútuo que fortaleceram a atuação política dos grupos; e a formação anti-racista. Conclusão: Afetividade, diálogos e saberes transversais favoreceram a produção artística e de narrativas como ato de resiliência, transgressão e afirmação de modos de existência ancorados na experiência afro-diaspórica.

Biografia do Autor

Renata Caruso Mecca, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ)

Departamento de Terapia Ocupacional

área: Arte, corpo e Terapia Ocupacional; Interfaces da artes, saúde e cultura

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Publicado

12-03-2025