“Olha as tartarugas!": o passeio como intervenção em Terapia Ocupacional
“Look at the turtles!”: the tour as an intervention in Occupational Therapy
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64701Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Infância., Assistência Social, Direito à Cidade, TerritórioResumo
Resumo: Objetivo: Apresentar reflexões a partir de uma prática em Terapia Ocupacional Social, em que se utilizou um passeio turístico com crianças em vulnerabilidade social e suas famílias, frequentadoras de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O passeio teve o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e as relações com o serviço e apresentar um novo espaço da cidade para os participantes, com a perspectiva de ampliar os territórios usados por eles. Descrição da imagem: Trata-se de uma fotografia tirada em uma visita ao Projeto Tamar, onde três crianças observam duas tartarugas marinhas nadando em um aquário.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Infância. Assistência Social. Direito à Cidade. Território.
Abstract: Objective: To present reflections based on a practice in Social Occupational Therapy, wherein a sightseeing tour was conducted with children in social vulnerability and their families, attendees at the Social Assistance Reference Center (CRAS). The tour aimed to strengthen family bonds and relationships with the service; and to introduce participants to a new area of the city, with the perspective of expanding the territories they use. Image Description: This photograph was taken during a visit to the Tamar Project, where three children observed two sea turtles swimming in an aquarium.
Keywords: Occupational therapy. Childhood. Social assistance. Right to the City. Territory.
Referências
Brasil, M. do D. S. e C. à fome. (2012). Orientações Técnicas sobre o PAIF. 2. (1st ed.). https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_2.pdf
Brasil. (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.html.
Campos, J. A., Correa, E. O., Natividade, T. L. G., Almeida, D. E. R. G., Bardi, G., & Gonçalves, M. V. (2023). Para além dos muros: ações territoriais da terapia ocupacional social junto a jovens urbanos/Beyond the walls: territorial actions of social occupational therapy with urban young people. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 7(3), 1993–2002. https://doi.org/10.47222/2526-3544.RBTO58189
Castro, L. R. (2004). A aventura urbana. Crianças e jovens no Rio de Janeiro. 7Letras.
Gonçalves, M. V., Bianchi, P. C., & Silva, M. J. da. (2023). Ações territoriais na Terapia Ocupacional: práticas, reflexões e novos debates em foco/ Territorial practices in occupational therapy: practices, reflections and new debates in focus. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 7(3), 1833–1839. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto60029
Oliveira, M. L. de, & Malfitano, A. P. S. (2021). O Sistema Único de Assistência Social e os trabalhadores na Política Nacional Assistência social: um enfoque às terapeutas ocupacionais. Serviço Social Em Revista, 24(1), 148–169. https://doi.org/10.5433/1679-4842.2021v24n1p148
Organização das Nações Unidas. (1959). Declaração Universal dos Direitos da Criança. Recuperado de: https://www.sinesp.org.br/quem-somos/legis/370-declaracao-universal-dos-direitos-da-crianca/1919-declaracao-dos-direitos-da-crianca-1959
Organização das Nações Unidas. (1989). Convenção sobre os Direitos da Criança. Recuperado de https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca
Pastore, M. D. N. (2023). Terapia ocupacional social e crianças: Pluriversos e articulações com os estudos das infâncias. In R. E. Lopes & A. P. S. Malfitano (Eds.), Terapia Ocupacional Social - Desenhos teóricos e contornos práticos (2nd ed., pp. 259–271). EDUFSCar.
Projeto Tamar. (n.d.). Fundação Projeto Tamar Vitória -ES. https://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=24
Scandirizi, L. B., Maximino, V., & Liberman, F. (2015). Fazer para conhecer: relato de um grupo de jovens da região noroeste de Santos. In V. Maximino & F. Liberman (Eds.), Grupos e terapia ocupacional: formação, pesquisa e ação (pp. 68–87). Summus.
Silva, C. R. (2013). As atividades como recurso para a pesquisa. Cadernos de Terapia Ocupacional Da UFSCar, 21(3), 461–470. https://doi.org/10.4322/cto.2013.048
Venturin, M. J., Villaça Gonçalves, M., Roquette Godoy Almeida, D. E., & Bardi, G. (2024). Percepções de crianças sobre os usos da cidade a partir de oficinas em terapia ocupacional na assistência social. Sociedad e Infancias, 8(1), 102–115. https://doi.org/10.5209/soci.94506
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.